sexta-feira, 13 de abril de 2012

Guiné-Bissau: assim não!

Eu sigo religiosamente o blogue Ditadura do Consenso do jornalista bissau-guineense, António Aly Silva(AAS), e, ontem, na faculdade, acompanhei em "directo" todos esses acontecimentos através desse blogue. Lembro-me de um twitt em que dizia: "ÚLTIMA HORA: Fui 'apanhado' há pouco por um militar armado de AK-47, na rua de Angola (onde moro), e que me viu a escrever no iPad. Disse-me 'o que fazes aqui, e com isto na mão?. Vais ter problemas. Vamos!', disse-me. Retorqui dizendo que morava 'já ali', mas não valeu de nada. Depois de uns bons metros e de Kalashnikov apontada na minha direcção, ganhei coragem...e uma nota de 10.000 mudou de mãos e eu recuperei a minha liberdade. Foram testemunhos um vizinho, o sr. L, e um amigo. AAS".

Fiquei um pouco com medo e temi mais ainda, hoje, quando li: "EXCLUSIVO DC: General António Indjai, CEMGFA, está no comando das operações. AAS". A partir daí, sabia que alguém ia pôr cobro à situação. Sem surpresa, acabei de saber que ele está preso minutos depois de dar esta entrevista.

Assim não, assim não dá mesmo Guiné-Bissau! As minhas solidariedades com o ASS e o povo guineense! Já é tempo de CPLP, Comunidade Internacional, ONU ou um CDEAO mostrarem que eles servem para alguma coisa.

3 comentários:

  1. Caro Mrvadaz será mesmo que a CPLP, a ONU, Comunidade Internacional e outros têm "serventia", para o efeito, inclusive? Eu quero mesmo acreditar que sim :-)

    ResponderEliminar
  2. Eu também quero acreditar que sim ...

    ResponderEliminar
  3. Não há interesses das potências em jogo, por isso não vale a pena gastar tempo e recursos para intervir na Guiné-Bissau. É triste, lamentável, vergonhoso, etc... mas é a realidade. Quem pode fazer alguma coisa é a CPLP, mas parece-me que a versão de Elefante Branco começa a fazer sentido na minha cabeça...

    Décio M. Carvalho

    ResponderEliminar