sexta-feira, 20 de abril de 2012

Guiné-Bissau - Inocentes não!

Aquando da revolta na Guiné-Bissau, protagonizada pelo Ansumane Mané, Bidom Namontche, um soldado confesso que não tinha nenhuma relação com as partes conflituosas(Nino Vieira, na altura presidente), foi perguntado o seguinte, neste vídeo: "agora que já tinha idade para descasar, porquê que voltou a pegar na arma?".

Ele respondeu o seguinte: "foi raiva! É a raiva e sacrifício por que estamos a passar. Foi por isso que pegamos na arma. Pegamos na arma mas não é o nosso destino. Nós pensamos que, se pegássemos nas armas, ele[Nino Vieira] ia reconhecer"; que em 24 horas, sentar-nos-íamos e conversaríamos. Acabaria tudo. Mas ele ameaçou-nos com guerra e aceitamos. (...) Medo? (...) na Guiné-Bissau, não tenho medo".

Fica aqui o recado à CPLP, ONU, CDEAO e às demais organizações internacionais. Com este tento, segundo ouvi dizer, Daba Na Walna disse que "qualquer força estrangeira enviada para o país seria considerada pelos militares uma força invasora" porque "o país não se encontra em nenhuma guerra".

É agora ou nunca, mais vale dois bissau-guineenses(Carlos Gomes Jr e Raimundo Pereira) mortos do que milhares inocentes mortos. A reposição constituicional não vai melhorar as condições de vida em que esses inocentes estão submetidos.
[Imagem]; Créditos: Entrevista com António Aly Silva no Público.

P.S. Para o nosso azar, Cabo Verde está disposto a sacrificar algum dos seus soldados já que promete Na Walna prometeu matar qualquer que seja força estrangeira. Creio que, apesar da nossa estreita relação com a Guiné-Bissau, nenhum cabo-verdiano a ser enviado vai ostentar a mesma nacionalidade que um bissau-guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário