sexta-feira, 14 de junho de 2013

Legado de Mandela


Sou um dos três felizardos cabo-verdianos a frequentar a Academia Ubuntu no Porto. Só para se ter uma ideia, Ubuntu é um conceito africano(?) que significa "eu sou porque tu és", o que na prática se traduz no "acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança e generosidade".

Nessa academia, aprendemos a liderança baseada no conceito Ubuntu e tem como inspiradores o Nelson Mandela, Desmond Tutu, Martin Luther King, Mahatma Ghandi, Aung San Suu Kyi e Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches.

Deacordo com o que temos aprendido até hoje, quase tudo gira à volta da figura de Nelson Mandela, um  líder africano que, por mais irónico que pareça, aprendi e vou aprendendo a admirar cá na Europa. 

(Já agora, uma boca nada ubuntu, não basta dar ao aeroporto internacional o seu nome ou anunciar o sua morte antecipada, tem que se fazer algo!)

Dito isto, nos próximos tempos, vou publicar, claro com um cunho pessoal e de acordo com o que aprendi na academia, o resumo do "Legado de Mandela - Quinze lições de vida, amor e coragem" de Richard Stengel. Essas lições são:
  1. A coragem não é a ausência do medo;
  2. Ser comedido;
  3. Liderar a partir da Frente;
  4. Liderar a partir da retaguarda;
  5. Adequar o traje ao papel;
  6. Ter um princípio fundamental;
  7. Perceber o bem que existe nos outros;
  8. Conhecer o inimigo;
  9. Manter os rivais por perto;
  10. Saber quando se deve dizer não;
  11. Ver à distância;
  12. O amor faz a diferença;
  13. Afastar-se também é liderar;
  14. Porque não as duas coisas?
  15. Cada um deve ter a sua horta para cuidar.
[Imagem]

2 comentários: