sexta-feira, 5 de julho de 2013

A coragem não é a ausência do medo


Para Richard, Nelson Mandela é a personificação da coragem. Segundo o próprio Mandela,  a coragem é aquilo que escolhemos ser; ninguém nasce corajoso, tudo reside na forma como reagimos nas diferentes situações.

Ou seja, na minha perspectiva, já que a coragem não é uma característica nata de uma pessoa, diferentes situações pode definir se um homem é corajoso ou não. Todos nós temos os nossos medos, somos corajosos quando, numa situação em que o medo podia simplesmente dominar, escolhemos enfrentar a situação. Obviamente que se a situação nos for favorável, acabamos por ser um "herói" vivo, caso contrário, passemos a ser "herói".

Uma mera questão estatística? Pode ser, mas o Madiba foi mais longe ao afirmar que "a coragem está nos gestos de todos os dias", o que pode tanto ocorrer nas grandes ou pequenas coisas.

Comentário: todos nós somos corajosos, basta tomar decisão corajosa numa determinada situação. Um soldado que vai para a guerra é corajoso? Sim, mas isso não invalida o medo que ele tem de morrer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário