sábado, 6 de julho de 2013

Cidadã da Costa Ocidental Africana

O que não sou, nem parece que tenho jeito para isto, é o advogado do diabo. Uma coisa que sempre me irritou nesta vivência cá em Portugal é a mania que muitas pessoas têm de colocar tudo no mesmo saco, principalmente ao nível jornalístico. Para eles todo o preto é africano, todo o crime é africano, todo o africano é um mal, enfim, tudo o que causa alguma agitação social cá é afro-qualquer-coisa, imigrantes ou cigana. Esta é uma coisa que não aceito e abomino-a quando se trata de uma prática cabo-verdiana. 

Ao ver a televisão pública de Cabo Verde todo fanfarrão a denunciar uma perseguição da PN, não esperava que no mesmo acto a própria televisão ia descer tão baixa, praticando o racismo de forma infantilmente e inconsciente. Reparem a expressão: "cidadã da Costa Ocidental Africana". 

Existe algum país que se chama Costa Ocidental Africana? Eu conheço e bem esse tipo de estereótipo, o que me entristece bastante. 

2 comentários:

  1. Parduás! Era um notisia Riba d'hora! Ntende "cidadã de um país da Costa Ocidental Africana"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Anónimo 8 de Julho de 2013 às 11:03,

      Segundo es link(http://www.rtc.cv/index.php?paginas=45&id_cod=26306), Rosana - un jornalista ki ngosta txeu - fla: "uma cidadã da Costa Ocidental Africana".

      Eu posso até perceber a intenção mas se pegar a moda, manbá ki inferno fika cheio. Un jornalista é un jornalista, ki é diferente do Zé do boteco da esquina.

      Nhas kumprimentus,

      Eliminar