quarta-feira, 23 de abril de 2014

Lisboa, Boa é a Lis


Lisboa é a cidade mais cosmopolita de Portugal, aliás eu diria mais à sério apesar de algumas propagandas que giram à volta da nossa querida e inesquecível Invicta. Digo isto porque o fervilhar da vida  num dia na estação de comboio de Amadora ou numa Babilónia demora duas semanas ou um mês para acontecer no Porto e duvido que teria a mesma intensidade; quer pela multi-culturalidade, quer pela particularidade.

Lisboa é a cidade mais representativa do que é Portugal actual cultural e social, e mostra-nos, de certa forma, para onde tende este país. Num estudo sociológico de Portugal , Lisboa é indispensável.

Na mesma cidade que reside o presidente e muitos PCAs das empresas do país, ao lado e não muito longe das suas residências oficiais, estão das mais sujas espeluncas do país, onde ocorrem com algum sucesso campanha de desratização e desbaratização, geralmente ocupadas por imigrantes. Fashion, o belo, a elegância portuguesa é tão igual ao africano, chinês, indiano ou inglês em Lisboa. Cuidado com o crioulo que falas porque aquele indiano aí está muito irritado com a pressão que estás a fazer; o vestido da Joana é semelhante àquela colorida da guineense.

Um dias destes ainda hei-de compreender porquê que as africanas adoram cabelo postiço. Diria o meu amigo, kabelu di finado, pior é quando esses cabelos deixam as indianas carecas.

Sem comentários:

Enviar um comentário