segunda-feira, 5 de maio de 2014

Lupita Nyong’o


Uma preta qualquer é eleita a "mulher mais bonita do Mundo", um conceito subjectivo mais "subjectivável", os niggas, entre lágrimas de contentamento, partilham orgulhosamente no Facebook, além dos infelizes comentários típicos de pretos complexados. Já vi igualmente os meus amigos a partilharem orgulhosamente um video de uma miúda branca a chorar porque queria ser preta. Wtf? 

A colonização levou muita merda para a África mas o que se espera é que hoje o preto tenha uma outra atitude perante si  na sociedade onde ele esteja inserido e que conheça um pouco mais a História e a Cultura. Caso contrário, ele será um eterno plasticina.

Eu sou o dito mestiço(que no fundo é preto), fruto do cruzamento entre os africanos e os europeus que os portugueses introduziram em Cabo Verde. E daí? Eu podia ser chinês, ucraniano, queniano ou iraquiano. Sendo um africano preto que sou, dispenso certos produtos, confecções e modas porque sei que não foram feitas para mim e em mim não adequam. Por isso, acho certa piada muitas "fashionistas" que andam por aí.

Voltando ao início do texto, não é com a eleição da Lupita que as mulheres negras vão ganhar destaques xpto no mundo que não é delas. Portanto, os pretos vão ter que se contextualizarem antes de reivindicar ou vangloriar certas coisas para o próprio bem.
[Imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário