domingo, 18 de maio de 2014

Profeta da desgraça


Alguém, por mais optimista que seja, consegue acreditar que é com estas eleições que a paz vai reinar na Guiné-Bissau(GB)? Bruxo não sou, muito menos ainda um profeta da desgraça mas com o mínimo de bom senso consigo dizer que cedo ou, não muito mais, tarde a merda vai estoirar no saco podre destas eleições e o regresso à ordem constitucional. Já vi este filme antes, a esperança é ultimo a morrer mas é o primeiro a matar. Analisemos os seguintes pontos: 

 a) 12 de Abril de 2012, efectivou-se um golpe de estado, liderado pelo general António Indjai, antes anunciado  publicamente pelo Kumba Yala, onde disse que não haveria "segunda, nem a terceira volta" das eleições presidenciais. Todos conhecem a relação que existiam entre essas duas personagens;

 b) e, pimba! Troca de acusações, primeiro-ministro/candidato a presidente preso, governo deposto, mortes, perseguições, espancamentos, esquartejamento etc, na barba da cara da CPLP, ONU, UA, CDEAO e outros que limitaram a blablá de condenar "veementemente" e exigir o regresso "imediato" ao tal remédio santo: 'ordem constitucional' que até hoje ainda não aconteceu. 

 c) depois de dois anos, com avanços e mais recuos do que avanços, finalmente! as eleições aconteceram nas seguintes condições:
      c1* legitimação do golpe por parte do PAIGC ao participar no tal 'Governo de Transição' e aceitar as condições dos militares, mutilando os deveres e direitos cívicos de alguns cidadãos do governo deposto;
     c2* manutenção do status quo - um terreno criado e propiciado pelo PAIGC como uma forma ganhar votos -, fazendo alianças perigosas, o que levou o partido a escolher um candidato suspeito às eleições presidenciais, José Mário Vaz, vulgo JOMAV. Ou, alguém vai dizer-me que Domingos Simões Pereira(DSP) não sabia nadica de nada!
       c3* Kumba Yala, por seu turno e por razões desconhecidas, já que não tinha o controlo do PRS, resolveu não candidatar-se mas arranjou um candidato 'independente' que podia satisfazer os seus caprichos e dos militares, Nuno Gomes Nabiam(NGM).

  d) choveram os partidos e candidatos às eleições! - na Guiné-Bissau parece que cada família tem o seu partido e cada membro dessas famílias estão descontentes com os seus partidos e pretendem fundar um novo partido - e, naturalmente o PAIGC venceu(e vencerá for ever! se as coisas continuarem assim) com maioria absoluta e o seu candidato às eleições presidenciais teve(também natural) mais votos do que a soma de todos os outros candidatos;

  e) depois de intensas campanhas, acusações e revelações através de 'fugas' de informações 'mais ou menos' graves, hoje os guiguis vão escolher, num clima já marcado pelo espancamentos(aqui e aqui), entre JOMAV e Nuno Gomes Nabiam, o próximo presidente da República da Guiné-Bissau. A eles desejo sorte(?) porque lá ainda ninguém terminou um mandato presidencial. Antes um ex-presidente exilado do que um presidente no cemitério de Amura, já que o Nuno pretende levar os antecessores que tombaram.

Condições 'minha' para a desgraça:

 *O quê que aconteceu aos anteriores golpistas da GB como Nino Vieira(NV), Ansumane Mané e Veríssimo Seabra? O António Indjai será mais sortudo?

 *Como sobreviverá o governo de DSP se o NGN vencer estas eleições, tendo em conta a sobrevivência do governo de Carlos Gomes Jr.(pertenciam ao mesmo partido ainda por cima) perante o NV? DSP será mais sortudo?

 *Como sobreviverá o governo de DSP e o presidente JOMAV perante os ávidos militares, se este último ganhar as eleições presidenciais tendo em conta as acusações que recaem sobre ele? Não será praticamente as mesmas acusações que os militares usaram para o último golpe? JOMAV não será julgado, ou ele será mais sortudo? 

 *Os bissau-guineenses estão prontos para enterrar as catanas e machados, esquecendo de vez estes últimos males? Ou essas actuais elites têm mais sortes?

Sorte, sorte... esta palavra faz-me confusões. É claro que o meu desejo para a Guiné Bissau é paz e bem mas como assisto fóruns e debates, leio e assisto as notícias... desejo sorte aos guineenses! Sim, desejo sorte, esta palavra que me faz confusões.

1 comentário:

  1. O diabo morreu bem e bem morrido e que ja se encontra no inferno

    ResponderEliminar