domingo, 10 de agosto de 2014

Vadaz, egotripping

Engraçado como as "coincidências" existem neste pequeno país. Há dias, mais concretamente no dia  29 de Julho de 2014, tracei este "olhar exagerado - Legemea"( já agora, peço desculpas à Mninha por não largar o osso) em que usei o cantor "fenómeno" do momento para criticar a juventude, TCV, partidos políticos, políticos, a "sociedade civil", enfim para criticar a sociedade cabo-verdiana. E cheguei mesmo a dizer que "a televisão convida sempre os mesmos opinion makers velhacos".

Eis que hoje, esbarrei-me com esta Conversa em Dia com o tema "Perspectivas dos jovens sobre Cabo Verde", claro com três jovens como convidados. (Juro que não sei - e nem quero saber! - a data da realização do dito programa para não tirar piada à esta coincidência; acredito que a Margarida já prepara os temas com uma certa antecedência e que não tem interesse em "espiar" o Vadaz). Mas não deixa de ser interessante ver as coincidências entre o meu texto e o programa. Desde título, convidados e linhas discutidas durante todo o debate. Muito interessante!

Sobre o programa em si, é dos poucos que se consegue ver e/ou ouvir na TCV, que é de uma empresa pública e informativa cabo-verdiana que nem cabo-verdiana sabe escrever, tendo esse tema só lhe dá mais credibilidade. Tanto Milton Paiva como Lúcia Cardoso e Benardino Gonçalves estiveram muito bem. E gostei mais da coerência e do terreno de batalha da Lúcia!

Por falar em Lúcia Cardoso, e acho que ela já tinha deixado isso no ar que fazer durante o programa, ela acabou de lançar o "Encontro de jovens: Alternativas e planos de acção cidadã para Cabo Verde". Com muita pena minha neste momento estou a viver em Portugal e não poderei estar presente. Aposto(o meu pessimismo sempre fala) que o encontro terá pouca adesão. São alternativas como esta que o Redy reclama há muito tempo mas infelizmente a nossa pedagogia e arquitectura social diz-nos que esses encontros são inúteis. Ai se fosse Strela Festival ou Noite de Espuma!

3 comentários:

  1. Andas a fazer publicidade gratuita a esta gente e sua música....
    Sobre o programa, também gostei, tirando uma ou outra parte.... Uma coisa que me marcou foi o facto da Lucia dizer que não acredita nos partidos e portanto não vota.... em mtas ocasiões já afirmei e continuo a defender (com o mesmo afinco que tu e os legemeas e zés espanhois) que abster não é a melhor forma... há que votar em branco. Ela que muito falou em cidadania, penso que saiu na conta-mão....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela teve a coragem de dizer que sofreu ou tem algum trauma dos partidos políticos desde sua infância. Muitos gostariam de votar em branco mas poucos sabem e/ou sentem que um voto em branco vale 10 mil escudos ou alguns sacos de arroz ou verguinha.

      Eliminar
  2. Percebo que tenha trauma dos Partidos....mas votar é um dever cívico... e nisto sou "radical". Muitos morreram para que fosse possível dipormos hoje deste direito (sou fundamentalista nisto ehehe)
    Isto da compra dos votos / pessoas que vendem "seus direitos", infelizmente, vai continuar até que nasça a verdadeira consciência cívica. vivemos na Ditadura da pobreza, tanto financeira como de espírito.

    ResponderEliminar