sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cabo Verde PDM


Ainda hei-de compreender-me ou compreender certas atitudes dos caboverdenos. Como disse o poeta, "nka sabi s'é mi k'é bakan ou s'é stória ki sta mal kontadu". Acho que sou muito pessimista, aliás, não sei fazer outra coisa melhor do que criticar a sociedade caboverdeana(sic). Pois é meus senhores, estou a ficar um especialista em "má língua" ou "manda boca" porque por mais irracional que tento ser, não consigo compreender. Desde já, fica aqui a promessa da revelação do nº do meu BI e passaporte etc mas continuo a ser sempre mrvadaz. Por enquanto, não estou interessado em saber quem está atrás do blog xpto, tento reduzir aos pedaços, cada afirmação, intenção, visão ou simplesmente ler e divertir com certos discursos. Desculpem la maltas, somos ainda, bastante amadores para darmos exemplos de governação, "levar tecnologias", falar de turismo, cultura etc.

Estou fartos destes pseudo-nacionalistas, ou miniaturas de patriotas que só sabem cheirar os seus sovacos ou limpar cocó dos seus filhos e netos, esquecendo que os seus vizinhos precisam de águas para lavarem os seus colhões ou comida para, também, poderem "ba namata". Sim, continuo a rir, estamos preocupados com a Joana e a Celina que namoramos, esquecemos que as casas delas estão piores do que a casa do "tchuc". Estou ainda muito longe de falar em PDM ou CV PDM porque o desvio padrão é tão grande que não vale a pena discutir.

Podemos reflectir um pouco, se Cabo Verde fosse um PDM a sério, o que seria:

  • Sustentabilidade e autonomia;
  • Electra, CVTelecom e TACV;
  • Saúde, Educação, Cultura e Desporto;
  • Investimento, Turismo e Ambiente.
Meus caros, não é tudo, são algumas palavras chaves para reflectirmos antes de implementar o sistema bilingue, candidatar y e z para o património material e imaterial da UNESCO, dar exemplo à governação etc.

Para que não haja dúvidas, ainda, somos bastantes amadores para dar exemplos. A governação, oposição, tecnologias, desenvolvimento, fluxo de bens etc, são simplesmente amadores, deficientes e limitados. O problema é que estamos habituados a dizer "yoshi!"

Imagem: Yoshi

Sem comentários:

Enviar um comentário