sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Disparates no meio da Calamidade


Já me fartei de certas notícias e estou preste a vomitar por causa dos jornais online de CV. No dia em que recebi a notícia que a minha irmã está infectada com a Dengue e mortes de muitas pessoas, no meio desta calamidade, o jornal asemana vem prestar o papel fantoche a escrever o seguinte:

"O A Semana desta sexta-feira noticia que um cheiro intenso de petróleo na Boa Vista, durante as últimas chuvas, alimentou o sonho de "ouro negro" a quem passou pelas bandas de Boca de Ribeira de Carneiro. As manchas escuras e o chão lustroso de Curral Velho faziam os pescadores e pastores da zona imaginar que Cabo Verde podia, afinal, ser um país de profícuos recursos.

Pedra Badejo pode ser cidade em 2010 é título de uma notícia que dá conta que o maior sonho da população de Santa Cruz é ver o governo a elevar a Vila à categoria de Cidade no próximo ano."

Ya, ya, no meio de tantas "porcarias" e a nossa incapacidade em resolver os problemas de saneamento básico, saúde pública, lixeira, lixo, esgotos etc, é preciso ter "jornalistas" palhaços para tentar entreter o povo. Estamos fodidos porque os nossos governantes(todos e sem excepção) são limitados, cépticos e atrevidos. Porquê tudo isso? Porque querem apenas dar nas vistas. É inadmissível dizer que somos um PDM. Se somos é porque preciso urgentementemente libertar da ignorância. Já disse e volto a dizer que somos bastante amadores para sermos um PDM. Até parece que somos um bando de ignorantes ou homens de senso comum. Sim senso comum para acreditamos no petróleo com base no "cheiro intenso de petróleo", "manchas escuras e o chão lustroso" para alimentar o sonho de "ouro negro".

Quanto ao Pedra Badejo, mais vale um bom riacho do que um péssimo rio. Não tentem tapar o sol com a pineira, portanto, em vez de estarmos a pintar o papel de tristes por aí na cena internacional com PDM, proliferações de cidades, candidatar mornas, coladeiras, petróleo, ALUPEC, merdas foda-se e o caralho, deveríamos ser humildes e encarar a nossa pobreza de forma mais séria.

Com isto quero dizer, que devemos ter a consciência da nossa dependência das ajudas internacionais que recebemos e tentar ao máximos tirar partidos desses apoios, atraindo investimentos e gerações de riquezas e bens no nosso país com vista para a nossa independência económica.

Devemos investir nas energias alternativas e tecnologias limpas, reestruturar as ditas cidades, organizar os bairros, controlar as construções clandestinas, criar estações de tratamento dos RSU, acabar com os apagões da Electra, abusos e exploração do TACV e CV Telecom etc. Enfim, pecamos por não termos a base de um PDM e devemos trabalhar para isso, o que exige uma visão ampla e global. Não me parece que os dois potencias PM vão resolver os problemas de base que vem arrastando na nossa sociedade e principalmente na cidade da Praia.

Imagem: aki

Sem comentários:

Enviar um comentário