quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Auto-agressão?


Dias atrás li uma notícia da agressão policial nos Mosteiros, ilha do Fogo. Os caboverdeanos aproveitaram da situação para fazer politiquices, "vender peixes" e lavagem das roupas sujas. Nesta tarde, estava um pouco cansado, vim à net para ver se encontro algo de jeito nos jornais onlines de Cabo Verde. Deparei com a resposta do comandante da esquadra policial onde tudo se resumia em: Não houve nenhuma agressão mas sim um auto-agressão.

Nunca vou esquecer do dia em que o Jaime espancou a Ana no meio da rua até que ela ficou inconsciente. Eu tinha por aí oito anos, lembro-me que tinha medo das tropas e as polícias, estávamos a brincar com carros de lata, quando vimos o carro da polícia, corremos desesperadamente para a casa. Quando chegamos à casa, todas as pessoas estavam a correr em direcção à Ponta, ao mesmo tempo ouvia uma mulher a gritar, depois de entrar entre as pessoas, vi aquele homem fardado a bater. Ela apanhou tanto, todo mundo ali a assistir a cena. Até hoje, aquele episódio me perturba e pior disso tudo é que foi na minha zona(interior da Ilha de Santiago) onde as pessoas são humildes e ninguém podia fazer nada.

Isto tudo para dizer que se houve a agressão, os meus apelos para que haja a justiça, caso contrário, é um caso para se dizer: "Hómi, bó é dôdu ou bó é de Fogo?( homem, és doido ou és da ilha do Fogo?). Nada contra os meus patrícios da ilha do Vulcão.

Imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário