quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Este Poema que vos deixo


Talvez foi porque não tinha estudado a filosofia, seguramente, "Este livro que vos deixo" do António Aleixo foi a melhor obra poética que li na minha infância. Adorei o livro, andava a reflectir muitas vezes sobre a obra e a criatividade do poeta. Ainda hoje tenho o livro comigo. Ele não dançou, numa linguagem bem simples ele escreveu:


Vós que lá do vosso Império
prometeis um mundo novo,
calai-vos, que pode o povo
qu'rer um Mundo novo a sério

//

Sem que discurso eu pedisse,
ele falou, e eu escutei.
Gostei do que ele não disse;
do que disse não gostei.

//

Veste bem, já reparaste?
mas ele próprio ignora
que, por dentro, é um contraste
com o que mostra por fora.

Imagem: aki
Créditos sobre o poeta: Acácias Rubras

Sem comentários:

Enviar um comentário