segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Caboverdeanos vs Ruídos


Todos sabemos que o ruído polui o ambiente mas quando é provocado pela garganta de um homem, além de poluir o ambiente, também é falta de educação. Saí de um exame, estava muito cansado mas tive que ir ao Campo Alegre. De volta para a casa, apanhei o metro na Casa da Música, mal entrei, ouvi uma música tecno, pensei que o tinha sem saber no meu mp4, tirei o auscultador do ouvido, verifiquei que estava um um indivíduo com um telemóvel do tipo express music com o volume no máximo. Fiquei irritado, só não desci do metro porque estava tarde e era apenas duas paragens.

Ufah, finalmente livrei daquele indivíduo, estava a chegar a estação do Trindade. Cheguei a linha sentido Hospital S. João, o tempo previsto era de 4 minutos, fiquei satisfeito porque não tinha que esperar muito. Mal chegou o metro, quatro estudantes caboverdeanos chegaram a falar muito alto, gritar e dizer palavrões a todos aqueles que lhes olhavam com uma cara diferente. Falavam como se eles estivessem numa selva, aliás, nenhum animal selvagem suportava aqueles berros! Só não houve confrontos porque estavam a falar em crioulo, certamente, aqueles portugueses não estavam a perceber o que eles diziam. Fiquei muito envergonhado com aquele episódio, as outras duas paragens pareciam quatro, eles não paravam de gritar dentro do metro. Para complicar a situação, eles desceram juntamente comigo, não deixaram ninguém ficar ao pé do elevador porque invadiram todo o espaço à volta, para cada idosa que começava a desistir, replicavam: "Menus um, menus um!"

Qual é a diferença entre esses caboverdeanos e o português que tinha a música tecno a tocar? Em primeiro lugar, ambos são mal educados e estavam a poluir o ambiente dentro do metro. Os caboverdeanos são estudantes e estrangeiros, o que faz com que fiquem em desvantagem naquela situação e em relação ao português. Somos estrangeiros, no mínimo devemos respeitar o país, comportar e seguir as normas do país onde estamos inseridos. Pior disso tudo, somos estudantes, temos que mostrar que sabemos e que aprendemos qualquer coisa ou no mínimo mostrar que sabemos comportar.

Temos que melhorar os nossos comportamentos!

Imagem

3 comentários:

  1. ya bu tem tudo bu razao...dps ora k uns fasi ses actos tudo ta fica ta paga tudo ta fica cu fama...ami tbm ca gosta de kel situaçao li nos nu bem pa bu bem studa nao fasi kel k nu intendi.. ami ta duem oras k nu dado uum oportunidade de keli pa nu ta despendisal si...ami é estudante profissional mas n~unca passam pa cabesa fasi kes tipos de malcriaçao la pmd nta respeita nha pessoa e outros e principalmenrte nha s familias pes ca fica cu cara na vergonha e mi sabi cuse ki bem fasi...mas nu teni um fama k keli nca sabi quando ta sai...

    nu muda nos comportamento...

    ResponderEliminar
  2. apoiado, maltas ka sta sabi fazi sabi! paz e amor pa berdianos ki sta na cv e na resto di mundo!

    ResponderEliminar