quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cinza



"Dia cm hj nu xtaba dnto CV ta rabenta xarém k pexi seco sem xkeci kel cuscuz k mel d prera la lagua ah mundu forte sodadi kel bom comida cinza e kel djogu bedju ku nobu mundo é duedu... Flz cinza"

Adaptação: "Num dia como hoje, estávamos em Cabo Verde a comer xerém com peixe seco, sem esquecer do cuscuz com mel do senhor Pereira da Lagoa. Ah mundo, tenho muitas saudades dos bons aperitivos da Cinza e da grande partida de futebol com os mais novos! Saudades!!!"

Apesar de algumas coisas ficarem porque há expressões crioulas que não se traduzem para o português, certamente, os leitores vão perceber o quê que se faz em Cabo Verde associando as imagens em cima com texto que adaptei. Recebi esta mensagem no meu telemóvel, apesar de não ter as pontuações adequadas, ela traduz muito bem o dia da Cinza em Cabo Verde ou pelo menos na Ilha de Santiago.

Saudades de cuscuz com mel, couves com azeite de côco, peixe seco, cozidos, ponche etc!

Imagens : Liberal Online

10 comentários:

  1. Olá meu amigo, deu água na boca esse cardápio rsrs
    Abração

    ResponderEliminar
  2. Entao este teu coiso ja funciona ou ainda andas com formularios burocraticos com senhas e tudo?!!!

    Al Binda

    ResponderEliminar
  3. Caro Wanderley,

    Imagina eu aqui a recordar essas paparocas da Cinza XD!

    ResponderEliminar
  4. Al Binda,

    Obrigado pela chamada de atenção, não tinha reparado às burocracias que imperava no meu blog. Eu sou pela anti-burocracia, por isso, reparei logo. Bem-vindo novamente;)

    ResponderEliminar
  5. Unico cuza q presta na cinza e axim (1 espécie d azeite preparado apartir de óleo de coco) kel preparo em conjunto de pratos e kel reunion familiar td o resto é detalhes q nta fazi keston d dispensa. Senão vejamos:
    CERo: tempo seco sem manha, bexu td ratxadu pe russso ti k na peli ta fica ku formato d kes doci d coco ki ta bendedu na mercado d praia
    Anarquia de rabidantes na plateau: Affffff haja paciência
    Presu altu: ta cobradu oju d bu rostu pa un padaz d pexi secu , um mô di kobi, dos gran d socu secu y mel issu sen refiri ma sta duficil atxa mel genuino. 1 bes des fazi mel ku cana d açucar es ta fazel só ku sucri, ki dipos ta santa td na fundu garrafa! ehehhhe
    um bes di ser um época de reflexão espiritual e um época de comilanÇa ( na nos bom criolo - intxi cadera)tlvz td mundo ta pensa na cuskuz ku mel y non não na Jujuz
    Aii badiu!!!! sta td contrario!!!

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo disse 17 de Fevereiro de 2010 20:47,

    Entendo e respeito o teu ponto de vista, discordo porque para mim, apesar das situações que descreveste a Cinza é boa porque todos se podem saciar, principalmente os que não têm. "Cerro", neste caso, a bruma seca é uma obra da natureza, devemos usar cremes.

    O pobre não faz jejum simplesmente porque ele vive todo o ano jejuando, por isso não vejo nenhum mal aproveitar a Cinza "pa intxi kadera"!.

    Num ponto tens razão, não concordo com as subidas dos preços, "mel falso" ou nada espiritual e reflexivo mas é uma forma de viver ou "rabida bida"

    Gostei do teu comentário embora não concordo com ela.

    Obrigado e worten sempre;)

    Nhas mantenhas!

    ResponderEliminar
  7. kel Homi " embora o senhor não CONCORDE com a minha opinião" digo-lhe:
    A intenção nunca foi massagear o seu ego!!!! Quis apenas mostrar a minha percepção alusiva à data.
    Quem sou eu para contrariar a natureza da propria Natureza. Quanto a isso nada tenho a fazer e para amenizar o desconforto passo mm mto creme e nos lábios, passo "vasulina" até ficar com a clássica boca de "nhemedor de toresma"-Agora;
    o que me dizes do pobre? Já que ele é tão coitado a ponto de jejuar o ano todo, ele fica numa situação caricata pois ou come na cinza cinzento que nem uma osga com a pele rasgando, ou fica lustroso mas ainda assim "ku barriga na fomi" Já que a situação é tão "cinza" e tem ki scodxi ou 1 ou otu já que preço d 1 bom creme na cv capaz d dá pa fazi um almoço confortadu di cinza alias si el o assim tão pobri e ka ta intxi cadera nem na cinza...hahahahahaha.
    Si bu atxa ma agi di má fé y adulterando genuínidadi d um produto tão típico d cinza é um forma d rabida vida, epah!!! estamos tds fodidos!!!!!! Nu falsifica cuscuz, pexi secu y por aí vai, midxor nu falsifica cinza...hehehe
    xan dexou ku um grande slogan, pamodi pa mi cinza e k nem McDonalds "amo mto td isso"
    Ta-se bem?
    Nha rastâ pa nhô tambi!

    ResponderEliminar
  8. Épah, épah!

    Não concordei contigo, mostei o meu ponto de vista "sem nkrenka", o que acho legítimo.

    Quanto ao massagear o ego, lê o "Cogito, ergo sum" em baixo, mais não digo.

    É bom saber que tes o dinheiro para passar vaselina nos lábios a ponto de seres um clássico "nhemedor di toresma" e que tens a conciência dos preços em CV, que os pobres não podem lutar nem contra os males da bruma seca quanto mais outras coisas.

    Hehehe, nka atxa mas sim é facto, pessoas sta altera genuinidadi pes rabida vida, ami nka flau si é bom ou mariadu :D

    Quanto ao Slogan, respeito mas deixo um aviso: Bu crioulo sta brazileiradu dimás! Hahahahaha

    "Nha ratâ pa mi?" Hehehehe, cuidado com os termos crioulos porque sou "macho feito homem!"

    Nhas abrasus, bejus, mozadaz, kumprimentus ou kal ki ta panhau midjor;)

    Volta otu bes!

    ResponderEliminar
  9. Rsrsrs!!!Tststs!
    Discussão entre "amadores caboverdianos" é algo mto previsivel. Após a troca de meia dúzias de palavras o foco da questão é perdido; ou melhor transposto para o lado pessoal.É quando a bricadeira começa a perder a "piada"
    Desfaço o ciclo vicioso confessando que fico triste com a não compreensão da ironia das minhas senteças.Logo deixemos as ironias de lado: Pobri na cv sodxi kumé y cumpra cremi y vasilina pa mi é exagero d bu parti.Podi scodxi entre otus kuza ma ka kes iten li. Dá uma d Victor Hugo y descreve pobris d CV como Os Miseráveis" é d+.Y nta adianta desdi já: nka sta fala sem conhecimento de causa.
    Bu intendi nha criolo neh?! Inton restu é detalhe. FIM DA PICADA era si bu ka ta intendeba porr* nenhuma...hehehe
    por último: Na cv cero as x e tão castiganti ki si bu ka passa vasilina t fica ku boca d nhmedor d toresma, bu bechu ta bira a propia torresma (principalm/ em épocas de mudanças climáticas)
    Dispenso graciosamente os cumprimentos e darei o ar da minha graça sp que eu tiver algo a dizer

    ResponderEliminar
  10. Caro Anónimo disse 19 de Fevereiro de 2010 03:30,

    Agora já deves ter percebido que o sarcasmo mora aqui, desculpa não queria ferir a tua sensibilidade, até porque o assunto aqui é Cinza e nada directamente pessoal mas é o caso para dizer: "Pinton txuputi nha bedja, nha bedja ka graba, pinton ki graba". Mas numa boa, se calhar o "cero" para ti são as características dos flagelos(lados) do Ovídio Martins já que "nos propi bexu ta fika torresma"

    Quanto ao resto, já não digo mais nada;)

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar