sábado, 26 de junho de 2010

Guiné - Bissau Uma causa perdida?

Esta é a reacção do economista guineense Jaime Cherno Jaló a um tal jornal de Cabo-verde semanário no qual emprestei o título:

"Em crioulo, Kalerom na fala panela ka bû Tisnam, quer isto dizer que a Guiné-Bissau, devido inexperiências nessas andanças de negócios de drogas, tem sido bode expiatório para os veteranos de negócios de drogas nos países vizinhos, é como nos primeiros anos de universidades os caloiros não sabem o que fazer perante os catedráticos, a Guiné-Bissau tem poucos emigrantes no continente americano para constituírem elos de ligações, com os narcotraficantes, enquanto outros países têm longa tradição de emigração, só mente que os interesses estratégicos pelas ilhas do atlântico, levam as potências de Combate a drogas a fechar os olhos. Mas o tempo dirá quem são os países que desenvolvem de uma forma espantosa, sem possuir nenhumas recursos naturais na sub-região, embora respeitamos a boa governação do país irmão, mas nada dá direito a desrespeitar a outros Estados. Pela razão históricas e irmandade de longa data que unem os dois povos, que foi sempre o sonho de Amílcar Cabral e alguns seus companheiros de luta".

É caso para perguntar ao Jaime Cherno Jaló, porquê Cabo Verde? Um erro não justifica um outro erro e, convém não misturarmos as coisas e nem as situações, só assim poderemos viver a tal "irmandade de longa data que unem os dois povos".

2 comentários:

  1. Boa noite, meu bem!!!
    Venho para deixar uma beijoca carinhosa!
    *************************************************
    E este poema para você

    "AMIGOS, ANJOS E FLORES

    Assim são os amigos...
    Assim são os amores...

    De tanto esperar... De tanto vagar... De tanto chorar...

    Hoje percebo que sozinha... Já não estou...
    E hoje ao despertar nesta linda manhã...
    Senti um gostoso aroma de flores...
    Senti a presença dos anjos...

    Novamente abro minha janela... Da alma e coração...
    E por ela vejo meus amigos...
    Que mesmo sendo do virtual...
    Apoiaram-me nas horas de solidão...

    Recebo sorrisos palavras de alento...
    E cercada de anjos percebo que...
    Sozinha eu nunca estarei...

    Hoje mais do que nunca confio...
    Na sabedoria extrema do Universo...
    Onde anjos de luz me guiam...

    Com toda a profundeza e nobreza...
    Da dádiva divina que é o amor...

    Eu tenho amigos poetas...
    Tenho amigos e amigas aqueles das horas incertas em dias de batalhas, "brigas"...
    Conto com amigos poetas!...
    Eles vêem em tudo amor...
    Não me aconselham, escutam são meus amigos...

    E ao clamor! Estão comigo e labutam (trabalhar duro e com perseverança)...

    Amigos poetas se calam...
    Me ensinam com a poesia as palavras as vezes falham...

    Harmonizam em melodia Na melodia poética dos versos e dos sentimentos...
    Nem tudo segue estética e se refazem nos "lamentos"

    Poetas escrevem das dores amores, da lua, do dia...
    falam de estrelas, de flores encantam, trazem alegria... "

    Desconheço a autoria.

    *****************************************************

    SÔNIA SILVINO'S BLOGS

    VÁRIOS TEMAS & UM SÓ CORAÇÃO

    ****************************************************

    ResponderEliminar
  2. meu caro amigo tcherno, nao ligue eles merecem o nosso desprezo. eles andam a lamber as botas dos onhanhos com o nome da guiné, porque sabem que esses nao podem conosco. o guineense sempre soube dizer nao aos toubabos.

    ResponderEliminar