segunda-feira, 26 de julho de 2010

Wikileaks - O incómodo dos EUA


Para aqueles que sentem incomodados com a guerra ou conflitos inventados com o objectivo (des)conhecido, certamente, ficará mais ainda ao ler Wikileaks. Ontem estava questionar o Tribunal Penal Internacional(TPI) e felicitar os dirigentes da União Africana por terem rejeitados o TPI, hoje vi a minha visão reforçada.

Segundo a RTP, das 90 mil páginas de relatórios secretos da guerra no Afeganistão, "entre as operações secretas reveladas nos documentos, contam-se as da "Task Force 373", na prática um esquadrão da morte. A unidade de elite norte-americana escapa à cadeia de comando da ISAF, a força multinacional que ocupa o Afeganistão, e obedece directamente ao Pentágono. As suas operações são altamente secretas - ou eram-no, até à divulgação dos documentos pela "Wikileaks". Elas são ocultadas aos próprios parceiros dos EUA na força da NATO".

O Guardian deu umas dicas de "Como ler os logs da guerra do Afeganistão" e mostrou que "arquivos secretos expõe a verdade da ocupação", enquanto que o New York Times resolveu "Reunir os relatórios, e decidir o que publicar" entre outras dicas no Spiegel e NYT. Teremos mais massacres e crimes se os EUA continuarem a meter os pés pelos braços.

Para quando o julgamento do George W. Bush no TPI?
Imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário