terça-feira, 26 de outubro de 2010

JPD no Porto

Quando recebi a mensagem que a malta da JPD iam estar no Porto para uma reunião com os estudantes para discutir a “integração académica e social dos jovens estudantes em Portugal”, dei comigo a pensar, finalmente esses gajos vão mostrar que MPD é uma alternativa para governar Cabo Verde e apresentar soluções concretas para a política exterior dos estudantes cabo-verdianos. Para a minha decepção, nada disso aconteceu. Fiquei na dúvida se o Miguel Monteiro está preocupado com a integração dos jovens estudantes caboverdeanos e juntamente buscarem e propor soluções ou se ele simplesmente quer saber como está a correr o recenseamento na Cidade Invicta e estruturar a JPD no Porto para a eleição que está a aproximar.

O quê que o MPD faria de diferente para o controlo de saída, estadia e integração dos jovens estudantes cabo-verdianos em Portugal? MPD está disposto a reivindicar juntamente com os jovens estudantes de caboverdeanos o direito às residências universitárias? O quê que MPD pensa de um aluno a sobreviver com 271€ mensais? São essas as questões que o Miguel Monteiro não respondeu-me e não mostrou minimamente interessados em saber delas ou, simplesmente, não estava na sua agenda de trabalho. O que Miguel Monteiro não percebeu é a gravidade da situação, da política insustentável do actual governo, da miséria e dificuldades que muitos estudantes estão a passar e que é uma vergonha torturar os estudantes com 271€ nas terras lusas. O Miguel Monteiro não percebeu a irresponsabilidade do governo e nem percebeu o papel da oposição em responsabilizar o governo neste papel.

Definitivamente o MPD não é uma alternativa para ser um próximo governo de Cabo Verde, isto é, quem não está disposto a responsabilizar o governo pelos sucessivos erros, dificilmente estará disposto a corrigir esses erros. MPD não mostrou nada de concreto nem um plano sustentável para a governação. Sou da opinião que PAICV não deve continuar à frente do destino de Cabo Verde mas que também o MPD não mostrou até agora ser credível para tal.

Uma coisa interessante no panfleto que me ofereceram na reunião: “Uma dúzia de razões para José Maria Neves não continuar a ser Primeiro Ministro” mas nenhuma razão para Carlos Veiga ser o próximo Primeiro Ministro. Que palhaçada é esta? Estamos sufocados num cerco político MPD-PAICV que embrutece a população com fantasias para chegar ao poder sem o mínimo decência e respeito pelos votantes.

O quê que será de nós? Merecemos políticos assim? Uma ilusionista como a Janira Hopfer Almada ou um irresponsável como Miguel Monteiro? Um José Maria Neves falhado ou um Carlos Veiga tapado? Sim, eles serão dirigentes de Cabo Verde.
imagem

2 comentários:

  1. Compreeendo a sua desilusão...Acho que as Juventudes Partidárias não podem, nem devem ser, meras rodas dentadas da mesma engrenagem, mas sim estruturas criticas dos próprios partidos a que pertencem ideologicamente mas com problemas e sensiibilidades próprias e pelos quais devem batalhar, olhos nos olhos, com os seus pares!
    Doutra forma são, apenas, mais um tentáculo do mesmo polvo!
    Zito Azevedo

    ResponderEliminar
  2. Caro Zito,

    Infelizmente eles são mais "um tentáculo do mesmo polvo", que na minha minha visão, deviam extinguir todos mas, enfim...

    ResponderEliminar