domingo, 27 de fevereiro de 2011

Líbia - A hiporisia internacional

"A mentira é sempre grave por ser a perversão de um ser que é feito para dizer a verdade" - Germain Barbier

Levantaram as vozes contra a Líbia e o seu exímio líder Muammar Khadafi, vozes estas que estão a ecoar desde blogosfera caboverdeana até ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. Dou comigo como um louco a tentar perceber essas coisas de direitos humanos que já preocuparam até as autoridades cabo-verdianas(imaginem só, é sinal que a coisa está forte e feio!) mas que na verdade funciona só quando está muito petróleo entre outros malditos recursos naturais sobre-valorizados pelos homens em jogo e que mantém o ocidente a viver no luxo e África na miséria.

Lembrei-me da birra que o Gordon Brown fez com o Gabriel Mugabe aquando da Cimeira de Lisboa mas não fez a mesma birra com o José Eduardo dos Santos e Khadafi na altura e muito menos exigiu a investigação do crime de guerra no Iraque ou Afeganistão, claro, o que está em jogo é o compadre Bush e o compatriota Tony Blair.

Porquê só agora? E os outros ditadores? Os outros crimes e perseguições politicas? Enquanto a democracia se baseia na mentira, hipocrisia, proteccionismo e miopia, tendo a ONU como o elemento pivô, teremos mais sangue e mortes. Por favor, não venham com tretas de bom ou ditador.
imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário