sexta-feira, 29 de abril de 2011

Violência do Estado em CV

Com ataques e contra-ataques dos gangs nas ruas da capital e não , matando crianças, jovens e adultos, é a altura de elevarmos para outro nível o alerta. Certamente, não vou ter a pachorra de ler mais os anaislistas que, na maioria das vezes, sabem dizer o óbvio ou servindo de uma espécie de Cão de Pavlov quando o alerta é dado.

uma certa ideia errada de que o fenómeno thug é a consiquência ou o produto fabricado na década de 90, entre outras conjecturas inventada pelos governantes, simplesmente, para justificar a sua inactividade ou falta de resposta para as diversas situações mas ninguém ousa ir ao fundo da questão para ver que a nossa governação em si é um catalisador da violência, ou seja, quando um governo exerce uma certa violência sobre os seus cidadãos, seja ela simbólica ou não como diria o Bourdieu, os cidadãos tendem responder violentamente. O velho ditado é claro, "a violência gera violência". Ora vejamos:

  1. A construção da Cidadela é uma violência! Um cabo-verdeano comum consegue construir uma casa naquela espécie de Ipanema caboverdeana?
  2. TACV é uma violência! Quantos sofrem longe da casa não podendo ver as suas famílias porque esta empresa pública nos explora até o tutano? Quantos familiares dos funcionários do TACV viajam para muitos países, os outros nem conseguem viajar dentro do seu próprio país, como no caso da Ilha do Maio, paga-se 5 mil escudos(cerca de 50€) para se sentar 5 minutos dentro de um avião?
  3. A Electra é uma violência! Muitos tiveram perdas de dos equipamentos, alimentos entre outros bens sem serem indemnizados um único escudo!
Podia estar aqui a enumerar dezenas ou centenas de violência que todos vêem todos os dias mas fingimos não acreditar por ignorância, cegueira politica ou simplesmente porque queremos, cegamente, alimentar os mitos da morabeza, PDM ou "melhor de África". Repito, a governação em Cabo Verde em si já é um catalisador da violência.

Sem comentários:

Enviar um comentário