quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Polícia-Comunitária



ATENÇÃO! Para a Sua Segurança os Bairros da Praia Encontram-se sob a Vigilância dos Milicianos Polícia-Comunitária.


Li a notícia que a Polícia Nacional(PN) tem um novo método de combater a criminalidade na Praia, método este que consiste em implementar polícias-comunitários, ou seja, "são 40 agentes, divididos em oito grupos, que vão viver nos diferentes bairros da capital, fazendo parte da comunidade". Até aqui tudo bem, ao fim ao cabo, os elementos da PN são cidadãos e os cidadãos devem viver em qualquer que seja os bairros em Cabo Verde.

Mas esta com o único propósito de conhecer a comunidade por "dentro ou seja cada local, cada morador e detectar qualquer movimento suspeito ou sinal de perigo", para mim, não passa de uma gritante falta de política interna adequada e o condicionalismo à liberdade individual. Meus senhores já ultrapassamos a época dos milicianos, bufos e chibos do partido único. Nem é preciso ser sociólogo para ver que quando a força de segurança é usada de forma inadequada passará a ser a força de insegurança. Sugiro que alguém de responsabilidade chame atenção a isto ou devemos reaver a constituição que nós temos.

Eu como cidadão caboverdeano, não sinto bem a viver num bairro onde sei que de antemão está ali um polícia a vigiar os meus movimentos. WTF?! Ai desses tiques que insistem e persistem na mente desses pseudo-criadores! Daqui a pouco, à semelhança daquilo que o Dai Varela criticou, alguém vai eleger a Polícia-Comunitária como algo de excelência. Haja saco para tantas bostas!

P.S. Lembro-me vagamente de alguns homens vestidos com fardas verdes e chapéu "tchico" na minha aldeia. Conhecíamos aqueles gajos pronto-a-actuar como milicianos. Eu era criança, não lembro das coisas nitidamente mas conheço pessoas deficientes que, segundo dizem, hoje são assim por causa dos ditos milicianos. Também conheço a história de uma grávida que foi preso em cima da sua cama e foi para o chilindró de pijama.
Imagem

4 comentários:

  1. Permita-me? Não sei o que é pior. Polícia Comunitária ou o medo de sair à rua quando já se faz escuro...medo de levar uma paulada na cabeça, uma facada ou um tiro de boca bedjo. Apesar dos relatos que temos de países que adoptaram as mesmas medidas, só me vou pronunciar quando ver o resultado desta acção. Confesso que não sou adepta da forma como algumas destas organizações agem na Praia, nomeadamente a BAC, mas lembro-me muito bem de que quando existia a polícia de choque as coisas, ou os larápios estavam mais sossegados. Sinceramente, da forma que as coisas estão nos bairros, eu acho que demoraram de sair com essa ideia. Agora vamos ver no que vai dar. Se sair merda é para o povo reivindicar, mas esse meu povo só se junta para gritar, quando é festa. è ver para crer.

    ResponderEliminar
  2. Mis Megs, vendo as coisas desta perspectiva, sem duvidas que a insegurança que asola o país é mais grave, ate porque, nesta logica, os policias comunitários surgem como uma medida, uma soluçao para um problema que para ja, ainda nao tem soluçao. Mas também nao me parece que a soluçao passa por tratar todos como larápios...se essa medida for afrente, a meu ver, constitui uma verdadeira afronta a liberdade individual, e em ultimo caso a propria reserva da vida privada das pessoas. urge a necessidade de encontrarmos formas fracturantes de combater a criminalidade em CV, e esse caminho nao esta de certeza na espionagem do "bom pai de familia"

    ResponderEliminar
  3. Pois bem Derymael, eu já vivo há tempo demais numa verdadeira afronta com a minha liberdade individual e reserva da minha vida privada já que os larápios nem em casa te deixam sossegada. Chego ao cúmulo de dormir com objectos atrás da porta porque parece que a última moda é experimentar as portas dos vizinhos lá pelas tantas da madrugada. Agora vê se pode. Quando não se faz nada reclama-se, quando se toma iniciativa dizem que não é a melhor opção. Eu gostava mais do tempo em que os militares andavam nas ruas, pelo menos os casu bodis e os assaltos às casas diminuíram. Alguns ditos defensores de DH protestaram contra essa medida e voltamos ao salve-se quem puder. Agora pergunto, e o meu DH? E o meu direito de andar à rua sem estar a espiar por cima dos ombros a ver se n estou a ser seguida? E o meu direito de dormir sossegada com uma boa noite de sono onde estão? Diga lá, qual será a melhor opção então?

    ResponderEliminar
  4. @Megs, bem-vinda! A porta aqui é "wandanban" para mandarmos bocas e é mandando que a gente se entende, né? Tens toda a permissão para dizer o que queres;)
    A tua dúvida é pertinente.

    @Derymael, não deixo de concordar contigo;)

    @Megs, volto a solidarizar-me contigo;)

    Nhas kumprimentus

    ResponderEliminar