sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Komentariu: Tcheka – Dor de mar

Quem ouviu o mais recente CD de Tcheka, Dor de mar, percebe claramente que o artista veio suster a linha que fez a ondulação no disco Longe — longe de criticar as qualidades artísticas do Lenine, pela recepção, crítica e o meu condicionamento, o Tcheka ficou longe da linha esperada pelos fãs que queriam o seguimento recto ou acima do Argui e Nu monda –, produzido pelo brasileiro Lenine. Particularmente, não gostei da introdução de alguns elementos musicais como a cuíca e o oboé nalgumas músicas.

Mas o que interessa é o Dor de Mar que veio confirmar o Tcheka como produtor musical já que, pessoalmente, encarregou dessa tarefa nesse disco. Neste CD, artista continuou essencialmente no interior do Santiago com o estilo sui generis mas também, por outro lado, mostrou estar atento no que se passa no mundo actual e a capital nalguns temas ao falar, por exemplo, da degradação ambiental, política e o narcotráfico. Não podia deixar passar em branco a excelente homenagem que ele fez ao nosso saudoso Norberto Tavares.

Comparativamente, posso dizer que Dor de Mar é um excelente CD e dos melhores lançados em 2011, no que diz respeito à música tradicional caboverdeana. Excelentes arranjos, solos, melodias e poesias à Tcheka. Juntamente com músicos que trabalhou com ele, estão todos de parabéns! O CD recomenda-se!

Mas uma outra coisa que não podia deixar passar em branco — sem querer ser saudosista ou algo do género — é falta de kel sal di Djarmai que existe nos dois primeiros trabalhos, dito de uma outra forma, a mim, faltou aquele solo sublime do Hernâni Almeida, um baixo enérgico do Kizó Oliveira (música argui) ou um tutumback do Raul… Se calhar é porque habituei-me mal a pensar que esses músicos completam-se muito bem uns aos outros… Enfim, as opções e as circunstâncias que levam um artista a gravar com este ou aquele profissional deve ser sempre respeitado.

Bem haja Dor de mar!

P.S. Como gosto muito do Tcheka, tenciono fazer uma resenha A-Z do Dor de Mar e os trabalhos anteriores dele quando tiver a oportunidade.

2 comentários:

  1. Ainda não ouvi o álbum mas vou ficar atento a essas particularidades. Quem sabe essa mudança seja algo que irá trazer novas sonoridades e que talvez ele deixou-te mal acostumado nos outros dois CD's.

    ResponderEliminar