quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sugestão

Entre muitas outras coisas que ficaram por fazer em 2011, acabei de ler estes dois textos que ficam aqui como sugestões de leitura:

"Oiço objecções: os políticos devem ser eleitos; as pessoas votam em quem pensa como elas. Se alguém quer progredir em política, deve prestar atenção à condição geral da mente humana; deve respeitar o ponto de vista do chamado eleitor “médio”. Um político deve, goste ou não, ser um espelho".

Ivan Krastev - Quando a China governa
"Como a China é de adaptação, não de transformação, é improvável que mude o mundo de forma dramática, caso venha a assumir as suas rédeas. Mas isso não significa que a China não explorará esse mundo para fins próprios.A América, pelo menos em teoria, prefere que os outros países partilhem os seus valores e ajam como americanos. A China só pode recear um mundo onde toda a gente aja como os chineses. Deste modo, num futuro dominado pela China, os chineses não definirão as regras, mas procurarão tirar o maior proveito possível das regras que já existem".

2 comentários:

  1. Havel - Claro que todos os politicos devem se e são espelhos...onde só eles se reflectem!
    Kraslev - Os chineses pertencem a uma civilização com milhares de anos...Não têm nada a aprender com ninguém!

    ResponderEliminar
  2. Caro Zito,

    Deve ser do tipo: espelho meu, espelho meu hehehe. Quanto ao chineses, tendo em conta a sua longa cultura e tradição, estamos conversados ;)

    ResponderEliminar