sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Estudantes Cabo-verdianos no Porto - Apoio Lista M


1. Manifesto Eleitoral

Caros colegas:

Saudações académicas, desejos de um ótimo ano lectivo para todos.
O Associativismo faz-se de muita União e companheirismo, o que constitui uma poderosa ferramenta de combate para que possamos atingir qualquer fim benéfico. Todos têm a noção de como é importante unirmos por esta causa que é trazer para o seio estudantil Cabo-verdiano do Porto momentos de glória que já atingira alguma vez, pedimos a todos que se unam para o bem da AECP, que todos mudemos de atitudes em relação a nossa participação e colaboração em prol do nosso próprio benefício. A AECVP precisa muito do meu, do teu, enfim do nosso apoio incondicional, para que possamos nos orgulhar dela. A AECVP é de todos e para todos. 

Sabendo da situação grave em que se encontra a nossa (mal) estimada Associação, a Lista M Candidatura de Mudança propõe uma tomada de atitude bastante importante e necessária, Vamos Mudar o rumo dos acontecimentos no Porto, tudo isso para o nosso bem. Para isso propomos uma lista bastante jovem, dinâmica, disponível, interessada, motivada, com um conjunto de tarefas atividades práticas e realizáveis, um conjunto de ideias claras e precisas, um conjunto de medidas necessário e alcançáveis. 

2. Motivação

Conscientes de que a AECVP tem reunida todas as condições para ser funcional no combate às dificuldades dos seus sócios e de que pouco tem sido feito no sentido de dotar a Associação de todos nós dos meios e instrumentos necessários à prossecução dos seus fins a Lista M é motivada pela vontade de, entre outras coisas:

- Devolver à AECVP da credibilidade e confiança que outrora dispunha perante os seus sócios;
Fazer da AECVP uma referência no seio da comunidade estudantil crioula em Portugal;
Revitalizar, inovar de modo a criar novas perspetivas para os estudantes cabo-verdianos no Porto;
Dar uma cara e uma voz aos estudantes cabo-verdianos no Porto;
Fomentar o espírito de união e solidariedade no combate às dificuldades da nossa vida quotidiana;
Criar as condições para uma maior e melhor integração dos estudantes cabo-verdianos na cidade do Porto e nas suas instituições de ensino;
Fazer da AECVP uma ponte entre os estudantes cabo-verdianos e as instituições e autoridades locais;
Promover a identificação dos Estudantes cabo-verdianos com a AECVP.

3. Proposta

Com o objectivo de dar uma vida nova a associação através da implementação de novas sinergias e uma dinâmica forte, contando com o envolvimento de todos os Estudantes, com vista a facilitar a integração dos estudantes do porto, o nosso projecto assenta-se em 3 pilares fundamentais: 

Recuperação da imagem da Associação;
Recuperar o mais rapidamente a Credibilidade e a confiança junto dos nossos parceiros e principalmente junto dos estudantes;
Ampliar a nossa lista de parcerias protocolares tanto locais como fora do Porto; 
Espaço físico para a AECVP;
Revisão dos Estatutos da AECVP;

O reconhecimento da AECVP por parte das entidades governamentais é bastante importante, por isso vamos batalhar com muito afinco nisso afim de alcança-lo. 
Criar e dar dinamismo ao nosso site, fazer dela uma página, um espaço de encontro e de excelência, afim de termos mais e melhor informação. 
Reestruturação da associação;
Recuperar e fortalecer os laços de amizade e protocolares com as seguintes Instituições que sempre apoiou a AECP, e que nestes últimos anos têm estado um pouco afastado da AECVP por várias razões. São elas: SASUP, IPJ, REITORIA DE UP, DIRECTORIAS DAS FACULDADES, INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO, EMBAIXADA DE CABO VERDE, CONSULADO DE CABO VERDE NO PORTO, SEGURANÇA SOCIAL, CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO, todas as demais ASSOCIAÇÕES DE ESTUDANTES CABOVERDEANOS EM PORTUGAL, FAP, entre outras instituições; 
Acabar definitivamente com a necessidade que a AECVP sente dos seus associados (todos estudantes), porque a AECVP é uma causa de todos nós, por isso devemos todos lutar por ela. 


E por último Dinamização da associação 

Promoção e realização de várias actividades culturais, desportivas e recreativas, como por exemplo: Conferências, Colóquios, Tertúlias, Saraus, Teatro, Dança, Convívios, Festas, Matines, Acampamentos, excursões torneios de futebol 11, futsal Masculino e feminino, basquetebol, etc... 

Apostamos fortemente na criação de condições de apoio aos estudantes com mais dificuldades financeiras (Senhas alimentares, Passe social), dificuldades de integração (Caloiros), dificuldades de acompanhamento das matérias (aulas de apoio), etc... 

Criação de comissões/departamentos especializados que permitirão dar respostas mais eficazes aos problemas da comunidade estudantil (departamento social, cultural, desportivo e jurídico, etc.)



Sem comentários:

Enviar um comentário