domingo, 10 de junho de 2012

TCP - Convite


A Tertulia Crioula Portuense convida-lhe «À Conversa com...» o Dr.º Julião Soares Sousa sobre «Modelos de Governação, a Democracia e o Desenvolvimento em África». Participe!
SINOPSE

1. TEMA
Modelos de Governação, a Democracia e o Desenvolvimento em África.
Tendo em conta que os Modelos de Governação - Político e Económico- e as formas eleitorais adoptados em muitos países da África não se baseiam nas especificidades/realidades do continente e dos seus países, na medida em que muitos desses modelos inspiram-se naqueles estudados e implementados nas outras sociedades, nomeadamente as europeias, quando não se tratam, dir-se-ia, duma cópia exacta dos mesmos. Em consequência, os sistemas de governo resultantes têm dado sinais de que não proporcionam o mínimo de conflito e integração social das várias formações políticas e das diferentes comunidades existentes.
Nesta sessão da Tertúlia Crioula Portuense sob a rubrica "Á Conversa com..."*, em que o nosso convidado é o Dr.º Julião Sousa, propõe-se uma discussão acerca das relações existentes entre os modelos de governação, a estabilidade política, a qualidade da democracia e o desenvolvimento económico e social, tendo em vista o caso concreto do continente africano e dos seus países. Modelos de Governação em África, que caminhos seguir?
2. PERFIL DO CONVIDADO
Julião Soares Sousa é natural de Bula (República da Guiné-Bissau). é Licenciado em História (1991), Mestre em Poder e Conflito Político (1997) e Doutor em História Contemporânea (2008) pela Universidade de Coimbra (UC), onde é investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.
No seu curriculum vitae conta ainda com a publicação de vários artigos em jornais e revistas e colaborações em livros. Em 1996, publicou o seu primeiro livro de poesia intitulado “Um Novo Amanhecer”. Um outro destaque vai para o livro "Amílcar Cabral (1924-1973). Vida e morte de um revolucionário africano", publicado pela Nova vega em 2011.
Tem colaborado em aulas de Mestrado, como professor convidado e proferido várias conferências em Portugal e no estrangeiro (Espanha, França, Hungria, Dinamarca, Cabo Verde e Brasil).
3. FORMATO DA SESSÃO DE 16 DE JUNHO
A tertúlia estará organizada em 3 partes:
-1ª Parte: Nesta parte dar-se-á conhecer à assistência o orador convidado, fazendo uma breve exposição do seu percurso [duração de 15 minutos].
-2ª Parte: Incidir-se-á sobre o tema em questão. O orador convidado fará a exposição do tema. [duração 30 minutos].
-3ª Parte: Como não podia deixar de ser, uma vez tratando-se de um filho da Guiné-Bissau, propõe-se uma pequena conversa sobre a actual situação da Guiné-Bissau. [duração 15 minutos]
____________________
* «À Conversa com...» trata-se duma rubrica definida pela Tertúlia Crioula Portuense em que se dá um especial privilégio ao factor aprendizagem, num contexto de aula aberta. O que a TCP propõe é uma viagem ao encontro de histórias e percursos, às experiências e conhecimentos adquiridos. Todavia, essa contextualização traz consigo, como não podia deixar de ser, o espírito de discussão, que constitui a base do stammtisch da nossa tertúlia. Pois, entende-se que a discussão permite construir/desconstruir ideias, aprender melhor para melhor agir, e dela "nasce a luz".

2 comentários:

  1. Apenas um pequeno reparo: numa manifestação que se identifica como "À conversa com..." estranho que, num universo temporal de 60 minutos, apenas se dediquem 15...à conversa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Zito!

      O responsável havia comunicado essa gralha no qual não tive tempo para repor a ordem, o que vou tentar fazer ainda hoje, consultando a nova referência.

      É de referir que as informações estarão actualizadas e todos os pormenores em: https://www.facebook.com/tertuliacrioulaportuense

      Um grande abraço,

      Eliminar