terça-feira, 29 de julho de 2014

Estado Social segundo Redy Lima

Hoje algures por aí na nação facebookiana, vi a partilha deste texto do nosso sociólogo, também ele blogger, Redy Wilson Lima. Apesar de não ter dados nem a senso comum que me oriente para onde caminha a nossa sociedade, folgo-me em saber que existe alguém em Cabo Verde capaz de fazer a leitura do estado das coisas fora o espectro partidário. 

Do texto, partilho seguintes: 

Em Cabo Verde, "só trabalha quem for da cor, da família, ou do círculo de amizades”. 

Comentário: Nada mais certeira! Há alunos com lugares garantidos antes de terminar o curso porque o pai é do partido, a mãe é funcionária que conhece o fulano, ou porque o tio é isto e sei mas lá o quê.

O que acontece no Parlamento é uma encenação, onde cada um faz o seu papel. “As pessoas já sabem o que vai acontecer: o PAICV vai dizer que está tudo bem, o MpD vai dizer que está tudo mal e vamos ficar nisso, é o tal país virtual de que falava antes..."

Comentário: uma única vez que vi o consenso parlamentar entre MpD, PAICV e, salvo erro, também UCID é quanto ao salário e mordomia dos deputados. O resto é exactamente o que Redy descreveu.

É claro que muitos vão insurgir-se contra ele, pois teve a coragem de meter o dedo na ferida e isso vai deixar muito boa gente desconfotável.

Sem comentários:

Enviar um comentário