segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ultimar a mente


Manuel Veiga, o ministro do kriolu, deu sinal de que continua a trabalhar nos bastidores para se oficializar o seu ambicioso projecto ALUPEC. E começa a ter uma das "miores"adeptas. Sabe-se que andam por aí, em São Miguel, a usar os filhos dos coitados como cobaia nas suas mirabolantes experiências do ensino bilingue. Gostaria era ver os seus filhos, netos e familiares a frequentarem essas escolas. 

Cabo Verde, assim como muitas e quase todas ex-colónias africanas, tem uma Constituição que não reflecte a sua realidade. Andamos constantemente a solucionar os nossos problemas com base na cópia -  muitas vezes nem sequer damos ao trabalho de adaptar - das realidades portuguesas. E não só! 

Bora lá com as (n)(v)ossas secretas, Tribunal Constitucional, Provedores, Comissões e Agências. Um dia destes vão acabar as ajudas internacionais, remessas dos imigrantes e outras mamas. E terão que pintar esses elefantes brancos e emborcar esses tachos.

MpD, mesmo que timidamente, tem estado a começar a dar sinal que, de facto, é um partido da oposição e a organizar o que já se devia estar organizado há muito tempo. Não sei se o tempo lhe vai dar tanto tempo para tanto. 

Por seu lado, o PAICV está a fazer o que lhe compete, mergulhando justamente numa água em que não lhe é fácil banhar.

Por último, como cabo-verdiano, congratulo-me com este marco na nossa história como nação: Cardeal Dom Arlindo Furtado. Nada de palhaçaria e euforia orgásmico típico dos alienados e fanáticos religiosos, a religião continua a ter o seu peso cultural e o seu ensinamento é necessário - afinal, "nem só do pão vive o homem" - mas é preciso adaptar certos conceitos e a interpretação da bíblia porque senão ninguém no seu perfeito juízo vai encarar o ensinamento da religião como devia.

P.S. Nada de excitação e do culto ao homem, fica aqui o reconhecimento à forma como o Papa Francisco está a exercer o seu mandato papal que, para mim, é da seguinte maneira: a igreja é dos e para os homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário