sexta-feira, 20 de março de 2015

Pela Música de Cabo Verde*


"(...). Musica ca tem nada a ver cu ganha um status social, e mutu menos sirbi pa palhaçaria. Nada contra Bife e n ta spera ma nhos ta intendi nha sinceridade! Viva Musica!!", desabafou o Edson Dany acerca deste vídeo do mc Bife.

Pensei que fosse o único que percebeu há muitos a intenção do Bifi que estava e está bem camuflado na sua profissão do mc e entertainer. Enquanto profissional da sua área, não tenho nada a apontar e acho-o um dos melhores entertainer da capital do nosso país mas usando isso para se lançar, à semelhança do Tikai, como "cantor" é bastante perigoso. 

Já que estamos a falar de Cabo Verde, e é preciso ter coragem para ser um Kaká Barbosa no meio de tanta bandalheira, não estranhava se um dia desses o mesmo mc nos presenteasse com um CD no mercado. Se o Lejemea e Zé Espanhol vendem que nem as castanhas, porque não o mc Bifi?

Muito boa gente anda a confundir as coisas no nosso tal "país da música". É que os artistas e cantores que venderam e vendem a Música de Cabo Verde cá fora foram/são acompanhados por bons músicos profissionais cabo-verdianos, e não só, que suaram para obter e aliar a qualidade instrumental às boas poesias que traduzem a alma cabo-verdiana. 

Alguns dos nomes sonantes actuais não fizeram mais do que passear numa passadeira vermelha que foram estendidos aos bons artistas que fizeram um árduo trabalho, repetindo ad nauseam os êxitos antigos muitos deles distorcidos da lealdade original da música. Estou a falar de artistas tipo Lura. Devemos aceitar certas bandalheiras e ficar calado? Tenho pena dos verdadeiros artistas que consentem certas promiscuidade.

Em boa verdade, quando falamos da Música de Cabo Verde, são poucos os artistas actuais que são capazes de levá-la a um palco de elite mundial com originalidade e pouca distorção. Estou a falar de um Tcheka, Nancy Vieira, Mário Lúcio - espero que as actividades ministeriais acabem o mais rapidamente possível -, Cordas do Sol e outros poucos existentes. Já nem vou falar que ainda precisamos do Paulino Vieira, Bau, Kim Alves, Vasco Martins, Hernani Almeida e por aí fora.

*Em homenagem ao Paulino Vieira que obviamente merece um texto para ele e melhor que este.
[Imagem]

Sem comentários:

Enviar um comentário