terça-feira, 9 de junho de 2009

Um comentário ao Liberal e Asemana

1) Para uma mentira ser verdade ela tem que ser bem contada. Bem eu não sei se não sei ler ou que as histórias estão mal contadas. Amílcar Cabral queria a unidade de luta ou ele queria a unidade entre os dois povos? "Tendo como inimigo comum o colonialismo português, soube mobilizar a vontade dos guineenses e cabo-verdianos contra o regime colonial e fazer desta situação a razão da unidade de Guine e Cabo-Verde, durante um curto espaço de tempo (1975 a 1980)". Caro napoleão permita-me a não concordar consigo nesta afirmação porque a unidade começou muito muitíssimo antes, isto é, desde a mobilização, consciencialização(dos guineense e caboverdeanos), criação do PAI (Partido Africano para a Independência) e depois PAIGC. Esta unidade começou aí e terminou em 1980 porque era uma condição necessária que iria acontecer mais cedo ou mais tarde e o Nino pôs o fim naquela unidade. Retomando o assunto, não podemos ficar escondido e apontar o dedo aos guineenses porque os nossos dirigentes que estiveram no mato fizeram a mesma coisa com a única diferença de não houver nenhum golpe de estado até hoje. Tivemos o regime do partido único, milícias, intimidamos adversários etc etc. A infelicidade dos guineenses é que eles não inovaram os sistemas porque não tiveram a mesma sorte de ter um Carlos Veiga para romper o passado como " mudança da constituição, hino, bandeira, reformas militares etc etc". Infelizmente para eles esses homens continuam no mato porque afinal apenas houve a guerra na Guiné e nunca em CV. Guiné tem quadros suficientes para dirigí-la, o problema é que esses homens do mato continuam a matar todos os adversário como aconteceu com o Renato Cardoso. Se fosse pela escolaridade não teríamos Pedro Pires como presidente e nem tantos marotos no nosso parlamento.

Convido-vos a lerem o Documentário Amílcar Cabral coordenado por António E. Duarte e verão as verdades escritas pelo próprio Cabral, os discursos, cartas, planos de guerra etc dele próprio e não dos falsificadores da verdade.
Bem haja!

P.S. As minhas solidariedades para os guineenses.
Se alguém quiser o livro vou mandar um formato electrónico!

http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?id=23623&idEdicao=64&idSeccao=527&Action=noticia

2) Comentário deste des(atento) é lamentável! É por causa disso que vamos muito mal, concordo em certos pontos com este (des)atento mas é lamentável ler "Parem com essa mania de coitados pois vcs mesmos quando vêm de férias contam o que fazem lá - não tenho nada contra - mas não são coisas de coitados.

Muitos de nós aqui fomos estudantes no exterior, sabemos que estudante reclama de barriga cheia"

Se tu reclamavas de barriga cheia não deves nunca extrapolar o teu caso a outros casos. Se não ajudamos não devemos atrapalhar. Porquê que não vês nisso a incompetência do DFQQ, DEF e do próprio governo? Sim se as coisas estão mal por causa de uma ONG isto mostra a incapacidade e a incompetência simplesmente do nosso governo em controlar actividades dentro do país. Sabes porquê? Analisa o perfil dos nossos ministros e chegas à tua própria conclusão. São sejamos hipócritas para não assumir os factos e tentar melhorar. Como costumo dizer " Nos kabuverdianus nu gosta di txapa". Nunca queremos fazer as coisas bem mas sim estar sempre no limite. Achas que a UNICV está preparada para formar os estudantes com uma boa qualidade? Numa universidade em que 53% dos docentes são licenciados? Xuxadera ou brinkadera? Licenciados a darem aulas para um licenciando ou um mestrando? Quem vos dá a resposta é um tal bacharel do ISECMAR que está agora na engª em PT, perguntem a ele em que ano do curso ele começou a faculdade. Isso é uma alternativa da terra? Só numa terra como CV para estarem a tentar manipular as coisas.

Minha solidariedade para os estudantes na Bolívia, ao autor do texto continua a denunciar as incompetências do nosso governo, não ligues comentários que estão a tentar tirar o crédito ao texto. Sem ter o conhecimento começam a fazer julgamento do curso da Bolívia, a isto se chama " ignorância atrevida". Força meus caro!

Sem comentários:

Enviar um comentário