segunda-feira, 15 de junho de 2009

Visita do Rei do Marrocos adiada "sine die"

Há que pensar sobre o nosso CV. Pela natureza da notícia e do comentário pode-se traduzir a real situação da sociedade caboverdeana que me parece muito preocupante esta realidade. É curioso ler o seguinte:

Problemas de logística e de segurança dos mais de 300 membros da delegação do Rei de Marrocos obrigaram Mohamed VI a adiar a visita a Cabo Verde, que inicialmente devia acontecer no mês de Maio, foi depois mudada para Junho e agora foi adiada sine die. A grandeza da delegação trouxe "dores de cabeça" ao protocolo, admitiu uma fonte desse serviço do Estado.


Uma missão do Marrocos, composta por 30 pessoas, esteve vários dias em Cabo Verde a tentar acertar os detalhes da viagem, mas Cabo Verde recebeu uma nota daquele país africano informando as autoridades nacionais que “por motivos oficiais a visita da delegação de Marrocos a Cabo Verde ficou adiada sine die”.

A Direcção Geral do Protocolo de Estado explica que a nota não aponta os reais motivos para o cancelamento da visita. Entretanto, admite o responsável por esse serviço, problemas de logística podem estar por detrás dessa decisão. É que, por exemplo, os hotéis da Praia não têm capacidade para acolher, além dos turistas, a delegação.

Por outro, o Rei Mohamed VI e delegação normalmente viajam no seu Boeing 747 e o aeroporto internacional da Praia não tem capacidade para receber aviões dessa natureza. Nesse contexto, foi definido uma “espécie de plano B”, que envolveria o aeroporto internacional Amílcar Cabral, no Sal, de onde os membros da delegação marroquina seriam transportados em aparelhos mais pequenos para a capital, Praia.

Parceria Especial

Cabo Verde e Marrocos têm uma relação especial com a União Europeia (UE) e pretendiam, com a visita de Mohamed VI, analisar a possibilidade de acordos de cooperação nas áreas da educação, formação profissional e superior, transportes marítimos e aéreos, energia, turismo, artesanato e gestão de água.

Esta visita visava ainda incutir uma “nova dinâmica” nas relações entre os dois estados, tendo em conta que Cabo Verde tem uma Parceria Especial com os “27", o Marrocos tem goza de um Estatuto Especial junto da UE. Paralelamente, Cabo Verde está a desenvolver uma vasta ofensiva diplomática para obter créditos financeiros do Mundo Árabe, no que Marrocos pode ser um bom intermediário.

Entre outros temas na agenda para esta visita do Rei do Marrocos a Cabo Verde figuravam também a consolidação do diálogo político bilateral em a nível regional, virado para a segurança e estabilidade na África Ocidental. Porém, tal como a visita, também a primeira reunião da comissão mista de cooperação entre Cabo Verde e Marrocos foi adiada.

O mais curioso de tudo são os comentários.

Fonte: asemanaonline:

Sem comentários:

Enviar um comentário