quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Dengue em Cabo Verde


Depois de ler alguns jornais online em que afirmavam o caso dengue e mortes, o pessoal do Ministério da Saúde falavam apenas num possível morte por dengue, hoje recebi a seguinte mensagem no meu telemóvel:

"CV sta kum Gripe de nomi Dengi, sacudim djam bem, qui dja mata um monte alguem, e sta na Capital, e dje mata 7pessoas e sta un munte internado, na Tarrafal inda ca morre ninguem, mas sima nu saby Zona e lugar que ta bai un munte alguem oa la, e bem kapaz que kel mosquito dja sta la. Entao por isso tchoma bu familia, amigo e bu purgunta se sta tudo dreto e pez toma muito cuidado kol pamode e ta mata mas faxi que Gripe A (H1N1). É ta comeCa ku diareia, dor na cabeCa e na corpo. É mosquito que ta transmite kel virus. Le bu envia tudo minis de Cv, principalment minis de tarrafal ok."

Confesso que até agora, não tinha tomado a consciência do que está a passar em CV. Depois de ouvir a entrevista com a Embaixadora dos EUA na Praia, ontem à noite na RCV, ver os destaques dos jornais nacionais, os blogs caboverdeanos e esta mensagem, fiquei muito preocupado. Agora temos que colocar as mãos na massa para combater este mal. Sei que o planeamento e saneamento urbano da Praia não ajuda muito mas temos que combater o Dengue a todo o custo. Por isso, menos "porcaria" nos bairros da capital e uma limpeza geral na capital. Quem sabe apartir de agora, vamos dar mais importância ao saneamento básico e saúde pública!

Imagem: aki

2 comentários:

  1. A situaçao e mesmo grave!

    Vim aqui mais pra dizer que curti o teu blogzito!
    Gostei de como te defines, "mandador de boca" ...É disso que precisamos, de críticos!Gostei da tua escrita.
    Vou voltar sempre aqui :)
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Caro Carla É!

    Seja bem-vinda! É com muito gosto que recebi a sua visita e a porta da casa está sempre aberta. Passei ontem na tua borboleta, queria mexer com um comentário mas ponderei porque fiquei na dúvida.

    É porque tenho uma amiga que se chama Carla e está também no Brasil a estudar medicina.

    Fomos colegas na IMTC ou REMTC em ASA na Praia, por isso hesitei;) Estarei aí com certeza outra vez. Por causa do teu post sobre preconceito, visitei Youtube, encontrei uma dica e acabei de fazer o downlod do "Blue Eyes".

    Cumprimentos e Worten sempre:D

    P.S. Acertaste em cheio, sou mesmo um "mandador de boca" :)

    ResponderEliminar