terça-feira, 19 de janeiro de 2010

As MORTES do Amílcar Cabral


Para a comemoração do dia 20 de Janeiro tenho um conselho a dar os cabo-verdianos em especial e os guineenses. Este conselho resume exaustivamente em:

"Leiam, investiguem e percebam a vossa própria história. Não se deixem enveredar por caminhos ou ideologias que conduzem à ignorância"

Pode ser que estou totalmente atolado na ignorância mas tenho a felicidade de estar lá por conta própria e não por causa dos outros. Sim, hoje sou feliz por saber isso! Percebi que a história que estudei em Cabo Verde e que ainda hoje é ensinada, além de ter alguns "cromossomas artificiais" é estéril. Produz um cidadão ignorante e pouco consciente de si. A culpa é todos os pseudo-nacionalistas, pseudo-patriotas e os responsáveis por um sistema de ensino pobre e ineficiente. O sistema do ensino que o próprio reitor da UNICV caracterizou como a "consequência da massificação do ensino em Cabo Verde". O problema não é a "massificação do ensino" mas sim um sistema do "ensino mal massificado".
Todos auto proclamam de "Combatentes da Liberdade", "Lutadores no mato da Guiné" e que a "Luta armada foi assim e assado" mas ninguém comprova tais factos e outros projectos desses tais "lutadores" preferindo a tradição oral. Olhem que associado à tradição oral pode estar certos mitos. O mito pode ser um elemento importante para a história mas não é facto histórico.

Quero ler e aprender histórias dos Heróis Nacionais, por favor parem de contar estórias desses heróis! Só assim quando leio os "observadores da ONU" vou dizer "Péra aí rapaz! A própria ONU contribuiu para que a guerra(Luta da Libertação Armada) mantivesse esses anos todos provocando todas aquelas vítimas, inclusive no mato da Guiné estavam as tropas da NATO a lutar contra os "terroristas" que queriam se libertar. A ONU como sempre esteve, está ao serviço das grandes potências, portanto, os seus observadores não têm moral para vir falar aos filhos desses "terroristas" das "suas missões" ou pelo menos de uma certa forma. Isto pode ser um atropelo à verdade ou truncamento dos factos".

Mas alguém vai-me dizer: "Epáh caraças, não 'tás a inventar? Vou dizer o seguinte: "Vai ler o Documentário Amílcar Cabral da coordenação do António E. Duarte e tiras a tua própria conclusão!". Ali, ninguém vai desmentir os manuscritos do próprio Amílcar Cabral. Vais perguntar: "Onde está este livro?", respondo: "Algures por aí nas livrarias ou bibliotecas". Caso não encontrares, manda uma uma solicitação para mrvadaz@gmail.com, vou enviá-lo uma cópia PDF(consciente do crime mas vale a pena!)

Cabral ca móri? Sim, o Cabral morreu e infelizmente continuamos a vituperar a sua alma com o cinismo e falácia. Continuo a perguntar:

O Amílcar Cabral queria a unidade entre a Guiné e Cabo Verde ou ele queria apenas a unidade de luta entre a Guiné e Cabo Verde para a libertação desses dois países?

Quem poder responder que responda apresentando factos, agradecia muito!

Imagem: aki

6 comentários:

  1. A História só serve o povo que conseguir expugar das histórias que lhe contam os mitos com que se teima vestir os factos. Com coragem!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que você devia colocar o PDF desse documento aqui em vez de pedir e.mails. Para ja estou plenamente de acordo consigo na sua sua critica e a prova é que ja dei porrada feia no tertuliacrioula.com e no Semana, que ainda nao publicou. Será censura? E aqui, ha censura? Aqui está o texto:

    Digam-me la se o senhor Pedro Pires nao anda a gozar com o povo crioulo? Mas este senhor está a pensar que a Unidade Guiné/cabo Verde se fez como queria o comunista Amilcar Cabral? O senhor Pedro Pires pensa que é presidente da Republica Unida da Gquiné e Cabo Verde?!


    35 anos anos depois do golpe de estado do PAIGCV em Cabo Verde, Pedro Pires continua convicto de que houve uma luta de libertaçao nesta terra. Mas porque é que Pedro Pires nao ficou na Guiné onde ele fez uma luta de libertaçao? Em CVerde nunca houve guerra, nunca houve luta de liibertaçao nacional nenhuma e o unico heroi nacional é o povo caboverdiano.


    Digam a esses diplomatas que eles se enganaram no país, porque isto aqui é Cabo Verde e nao ha zona de libertaçao nenhuma nesta terra. A guerra e as zonas libertadas existem na Guine Bissau! Venham debater o comunismo do PAIGCV no tertuliacrioula.com

    Ps O Zito que vejo por aqui foi vitima do terrorismo do PAIGC que o deitou ao mar como diziam.

    Al Binda

    ResponderEliminar
  3. Caro Zito,

    Muito obrigado pelo comentário, eu quero expurgar esses mitos por isso sou a favor dos factos. Livros de histórias com os respectivos factos e ensinamentos destas verdades às gerações vindouras para não ser autênticos compradores de banha de cobra. Eu não compro e nem quero que sejam vendidos às outras pessoas, luto por isso!

    ResponderEliminar
  4. Caro Al Binda,

    Tens toda a razão, não devia estar aqui a pedir emails a ninguém, isto é, dizer aos interessados para solicitar o livro por email. O Problema é que eu tenho o original e fiz a digitalização essencialmente para isso. Não quero estar por aí a distribuir de forma gratuita o trabalho dos outros para não ser processado por causa disso.

    Caso houver interessados suficiente, vou fazer upload no www.4shared.com e deixar o link aqui para quem quiser mas vai ser por um tempo combinado e limitado. Aí quem quiser vai baixar sem email ou outros compromissos, depois vou tirar o file dali. Estamos conversados assim? "O que interessa aqui é o diálogo, estamos na era da net, aqui tudo é virtual" sic. Conheces esta citação? Hehehe, sei que conheces e muito bem. Não sei e nem quero saber quem está do outro lado, o que interessa é o diálogo e aprender com o diálogo.

    Tenho coleccionado praticamente todas as bibliografias que costumas citar por aí no Asemana, Tertulia.com e outros blogs. O meu destaque vai para o Talmud de Jmmanuel, Niccolò Machiavelli, Voltaire, Platão, Aristóteles e Kant. Pena não tenho tempo para digerir tudo ao mesmo tempo e em paralelo com os meus estudos. Vou lendo estas obras e percebê-los no integral mesmo com ajuda dos outros.

    NESTE BLOG, CENSURA NUNCA! Todos temos algo interessantes a dizer podendo uns concordar com outros ou não. LIBERDADE SEMPRE!

    Portanto, seja bem-vindo ao mrvadaz!

    ResponderEliminar
  5. Olá amigo
    Relevante o seu protesto. Muito bom texto.
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo Wanderley,

    Obrigado pela leitura;)

    Abraço

    ResponderEliminar