segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pirataria na Internet - Um mal necessário?


Depois de criar uma Gabeta(gaveta) de Downlod no meu blog, comecei a pensar se não estou a ser um pirata ou incentivar a pirataria, daí o propósito deste post. Não sei por onde começar, se calhar nada melhor do que dizer que o meu computador tem apenas dois programas originais: Windows XP e o antivirus ESET NOD32, ambos oferecidos pela faculdade, os restantes programas variam entre os free e os ilegais baixados na internet. Não tenho dinheiro para colocar 100% dos programas legais no meu computador mas tenho a internet e a necessidade de usá-las nos diferentes parâmetros do curso e entretenimento, se eles estão na internet, a única solução é baixa-los. Para este post não ficar longo, vou deixar algumas perguntas no ar:

Quem tem o seu computador com 100% dos programas legais?
Quem nunca baixou programas, livros, filmes, músicas etc de forma ilegal? Não compraste nenhum filme pirata nas feiras? Todas as músicas que ouves foram compradas?
Essas actividades são desrespeito à arte, aos artistas ou são as necessidades?

Quem cumpre todos esses requisitos, ou melhor que nunca cometeu nenhum desses crimes da internet, tem todo o meu respeito não só pela qualidade humana rara mas também por não saber usar a internet em pleno século XXI. Eu diria que esses males ou crimes são "co-internet".

4 comentários:

  1. Por esse andar vamos ter que fechar todas as casas de reprodução (fotocopias, e afins) porque fotocopiar livros também é "crime", reproduzir imagens em T-shirts é crime, e por ai afora...

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo P.L

    Fotocopiar os livros também é um dos males necessários;)

    ResponderEliminar
  3. na comunismo neo liberalu ka tem es problema
    segundo fisica, td reason é fruto d u ason.
    capitalismo sta cada dia mas eletista y excludente por isso digo...nada k tem extremo na si essesncia é ka cool y enqunato ka atxadu meio termo nta exalta paraguay, baixaki y repúplica popular da xina!!!ahnnn repografias tb

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo disse 17 de Fevereiro de 2010 20:58,

    Pois é, cá vamos nós outra vez, isto é, eles obrigam-nos a ser piratas consciente ou inconscientemente.

    Abraço

    ResponderEliminar