terça-feira, 13 de abril de 2010

Ao Jornal FORCV


Quanto a questão do JMN Arrecada Mais 25 Milhões de Euros Para Cabo Verde no Luxemburgo . JMN arrecadou? Não seria melhor dizer que CV, Governo ou o Estado de Cabo arrecadou? Já estou farto de politiquices dos caboverdeanos!

Aliás, tenho uma pergunta a fazer ao FORCV: Este é um jornal ou é um Jornal Político? Faço esta pergunta porque venho aqui para saber o que se passa na Comunidade Caboverdeana nos EUA, não encontro nada que passa lá. Se assim for, mudarei o meu propósito, não é que não vou voltar aqui mas volto conscientemente.

A propósito da vossa sondagem, o Al Binda tentou vos destronar, ele não conseguiu porque não tem conhecimento estatísticos suficiente mas numa coisa ele tem razão, isto é, quanto à escolha dos candidatos (sondagem presidenciais) foi ilegal tendo em conta à escolha dos candidatos antes do duelo Zona vs AL.

O sistema que a FORCV usa é legal quanto ao sistema de voto mas não é aleatório muito menos significativo:

a) Os leitores dos Jornais online não são significativos. Primeiro, população de CV é pobríssimo (questão das tecnologias), poucos têm acesso à internet, logo a amostra além de insignificativos, está viciada. O critério de recolha não é aleatório. As que estão na mesma casa? As que não sabem usar o PC? As que não sabem da existência do FORCV? As que não lêm este jonal por alguma razão?

b) O critério usado pelo vosso jornal tem muito mais impacto ou é muito mais significativo (como bem justificaram nos EUA) e outros países onde a maioria da população vivem no país e têm acesso à internet;

c) Cuidado com a extrapolação! Os resultados seriam honestos ou rigorosos se fossem apresentados assim: "De acordo com os Leitores do FORCV", nunca mas nunca, "De acordo com a sondagem da FORCV (porque o FORCV não fez nenhuma sondagem estatisticamente correcta, podia ser uma empresa especializada na área fazendo-a bem"), só assim, não enganavam ninguém ou não prestavam informações falsas. Portanto, a população do FORCV não é representativo à população de CV;

d) Credibilidade. O facto de a FORCV acertar nas sondagens do Ulisses vs Filú ou mais, não implica especializá-lo nas sondagens muito menos fazer da população do FORCV ser representativo. Não adianta fazer um "Ctrl+C" + "Ctrl+V" do mapa dos tráfegos dos leitores do FORCV porque mesmo assim não dá credibilidade à sondagem.

Sei do significado das sondagens mas convém sermos profissionais. Espero que o FORCV reveja a sua posição na questão como apresenta a sua sondagem. Com isso apenas quero contribuir para a coerência na informação, caso não concordarem, deixa estar ou consultem uma pessoa que estudou a estatística.

P.S. Não fiz nenhuma correcção ao texto e nem usei uma linguagem(estatística) cuidada:P

16 comentários:

  1. Caro,
    Estive a comparar as fotos de Perfil... então é tb a mesma foto no http://pidemindelo.blogspot.com? Estou enganado?

    ResponderEliminar
  2. arrecadar = conseguir
    se fosse o veiga conseguir apoio de milhões de euros p cabo verde já passava...
    ajuda é para cabo verde e foi o PM que conseguiu isso.
    mrvadaz = mpd?

    ResponderEliminar
  3. Caro e estimado.
    Afirmas que "Aliás, tenho uma pergunta a fazer ao FORCV: Este é um jornal ou é um Jornal Político? "
    Tens coragem para fazer a mesma pergunta em relação ao pasquim "Jornal online O Liberal" ou " A semana Online" falando em virtualidades? Meu caro, em que mundo vives?

    ResponderEliminar
  4. Coitado do Mrvadaz, o homem está a gosto somente com os jornais/panfleto do MPD.Ah, agora o homem quer passar-se por especialista em estatística!Oh meu caro, não esqueças de malhar o seu português, já que os seus escritos estão muito ruim, e por outro lado o seu idolo - Mr. Casimiro - detesta as pessoas que maltratam a gramática da língua portuguesa.Ah, um conselho, escreva em crioulo, na língua do badio, pois assim ficar-te-ia melhor, não acha?

    ResponderEliminar
  5. Caro Anónimo 13 de Abril de 2010 17:21,

    Redondamente enganado! Eu sou o único seguidor do Pidemindelo, autor nem eu sei. Também não estou interessado! Hehehe

    ResponderEliminar
  6. Caro Marco,

    Tens toda a razão, poderia ter feito aos jornais que referiste. Tanto o Liberal e Asemana, tem coisas interessantes além da política.

    A prova disso é ler os artigos do Nuno Ferro Marques, Casimiro de Pina, Otília Leitão ou José João Neves Barbosa Vicente.

    Afinal estamos no planeta terra;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo 13 de Abril de 2010 18:14,

    Eu MPD? Eu especialista em estatística? Tens problema? Olha que o "meu ídolo" Mr Casimiro, também não detesta ignorantes atrevidos.

    Eu disse "Não fiz nenhuma correcção ao texto e nem usei uma linguagem(estatística) cuidada:P" e "caso não concordarem, deixa estar ou consultem uma pessoa que estudou a estatística."

    Sabes uma coisa? Sou militante do CDS-PP de Portugal. Opss, enganei-me! Sou do PNR(Partido Nacional Renovador).

    Se queres acreditar nas sondagens do FORCV, esteja a vontade, eu não sou comprador, muito menos vendedor da banha de cobra:P

    Bem-vindo!

    ResponderEliminar
  8. Caro Anónimo 13 de Abril de 2010 17:46,

    Tens a certeza que arrecadar = conseguir?

    Bem a gramática não está em causa aqui mas vai algumas sugestões como: pôr em recato;recolher; guardar;juntar;meter no; bolso;economizar;receber;cobrar etc de acordo com a Infopédia e outros.

    Não me interessa se é Veiga ou Zemas que recebeu ajuda! O que me chateia são esses "Politiquices Banais" crónicas que andam por aí e falsas informações.

    Não sou jornalista mas sei pensar com a minha cabeça, é o que me diferencia daqueles que engolem todas estas "politicagem" por aí com nome de notícias.

    'Tás a perceber?

    ResponderEliminar
  9. Como as fotos são idênticas, para não dizer iguais.Estava a perguntar ao MRvadaz... se o pide roubou-lhe a foto? Duvido que seja o Marvadaz a "roubar"! Quanto a seguir... eu tb sigo.

    ResponderEliminar
  10. Aquilo que tu chamas artigos, eu chamo vomito. para alem de que O Liberal, por exemplo, para mim não é um jornal. É sim um pasquim da ala mindelense, do MPD que roça o fundamentalismo regionalista. Já que mencionas dados estatisticos, procura saber a origem de quem la escreve, percentualmente falando.

    ResponderEliminar
  11. Caro Anónimo 13 de Abril de 2010 22:19,

    Acho que não percebeste. A fotografia é minha, estou lá mas no "Painel de Seguidores" como o único seguidor daquele blog;)

    Abc

    ResponderEliminar
  12. Caro Marco,

    Entendo o seu ponto de vista e respeito-o ;)

    ResponderEliminar
  13. Marvadaz, Desculpas pela confusão... se é que confundi, na altura. E que confusão!!! Abraço, Et.

    ResponderEliminar
  14. mas nem para demagogo dás... n vale a pena por as coisas a tua maneirrrrra.
    se fosse o veiga era tb dinheiro PARA CABO VERRRRDE! a maneira como se gere esse dinheiro é outra questão, tás a entender?

    ResponderEliminar
  15. Caro Anónimo 14 de Abril de 2010 17:53,

    Demagogo? Hehehe, podes não concordar com a minha maneira de pôr as questões, respeito.

    Quanto a questão de gerência, heheh não fugimos à regra. Ao fim ao cabo "nu mamal na leti y nu geral na lombu":P

    ResponderEliminar
  16. Liberal é de facto o "pasquim" que denunciou o Marco por plágio. O Marco deveria estar grato pela acção cívica em Liberal contra plagiadores e outros ladrões, mesmo sendo um "pasquim". E o que não está é em posição de avaliar a falta de credibilidade de Liberal. É este o fundamentalismo regionalista do Marco que foi apanhado ou o problema do Marco é atacar quem o denunciou em prol da comunidade? Se Liberal é vómito como diz o Marco, o que é Marco, para além de ladrão?

    ResponderEliminar