quinta-feira, 8 de abril de 2010

A gafe de um Piloto

Antes de iniciar o voo, ao microfone, o piloto cumprimenta os passageiros:
- Senhores passageiros, por favor, apertem o cinto, pois vamos descolar.
Minutos depois:
- Atenção Srs. passageiros, estamos a dez mil pés de altura, em velocidade de cruzeiro, tranquilo, podem relaxar, soltar os cintos, chegaremos ao destino a horas, tenham uma boa viagem...
O piloto esquece de desligar o microfone e continua falando com o co-piloto:

- Bem, vou accionar o piloto automático e enquanto os idiotas lá atrás
curtem a viagem, vou tomar um cafezinho, fumar um cigarrinho, vou dar uma cagada e depois dar uma boa queca na boazona da hospedeira...
Percebendo a gafe, a hospedeira corre em direcção à cabine para o avisar mas tropeça no corredor e cai ao lado de uma senhora, que lhe diz:
- Calma minha filha... Ele vai cagar primeiro...
Crédito: Um email-thanks Mic!
Imagem

8 comentários:

  1. Broda, se estás em Portugal é hora de aprenderes a escrever o Português. É uma vergonha o que escreves em matéria de texto. Por favor, então escreve no crioulo. Um pouco de respeito é bom.

    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  2. Senhor Carlos Silva,

    Antes de mais muito obrigado pela chamada de atenção. Se reparares bem, eu não sou o autor do humor, muito menos faltei respeito a alguém.

    Se reparares, está estampado lá em cima no texto "Crédito: Um email-thanks Mic!", se o que escrevo lhe incomoda tanto assim, tens milhões de coisas importantes na internet para leres.

    Este blog é pessoal, a minha língua oficial é o português, eu sei usa-lo onde e quando me apetece com quem for.

    Não achas que é atrevimento da sua parte sugerir-me a língua a usar no meu próprio espaço? Uso o crioulo também, neste blog mas consciente que é perceptível só e exclusivamente aos caboverdeanos, o meu objectivo não é este.

    Paz irmão!

    ResponderEliminar
  3. P.S Como qualquer homem, sou um ser inacabado;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Kazu para dizer: pior a emenda do que o soneto".
    Abr, Mrvd, Et

    ResponderEliminar
  5. Et,

    Acabaste de dar-me um TPF - Trabalho para o Fim de semana:P

    Não conhecia a expressão que acabaste de citar.

    A propósito disso, deixo-lhe alguns desafios: o siginificado da "Felegósa, maran'anha, nhéra ou nhára sakedu, djágui-djágui ou pipidu"

    Abc!

    ResponderEliminar
  6. Pela resposta dada, percebe-se que não me entendeu. Pois fuliou o contexto. Mas para lhe poupar o TPF desnecessário, no dicionário diz que" ser pior a emenda que o soneto" equivale a dizer" a solução encontrada, pior do que o problema." 2º Comentário...

    Na Fogu du ten mas e "fodegoza" ki nudjer ka ta kre txuma-l pa se nomi. Antan es ta fra "padja fedi"... nho sa ta odja undi N kre txiga!
    Agora, espero que me mande significados das restantes palavras e os contextos de uso das mesmas. Nha trabadju e LKv. E na el ki sta nha katxupa!
    Um abr. Et.

    ResponderEliminar
  7. Hehehe, Et pelos vistos as nossas antenas não estão a captar bem. Pelo que respondeste, não percebeste que diferenciei as duas coisas totalmente diferente uma das outras;)

    a) Na verdade, não percebia e nem conhecia a expressão que deixaste em cima, por isso, ia pesquisar durante fim de semana.

    b) Como já me desafiaste várias vezes com muitas expressões crioulas - eu sou um simples amador que regista algumas expressões de "guentis grandi" -, quis fazer-lhe um desafio com as expressões e nomes que usamos na minha zona.

    Pamodi bu pidin, nta splikau es:

    Felegósa- é um tipo di padja, ki ta kria ora ki rabidadu txon y ki txon sta seku, el é ta kontinua verdi, normalmenti, é el ki ta salvaba nhas kabras, ora ki nha pai mandaba mi tra padja.

    Maran'anha- tb é um tipo di padja ki ta kria na mei di outrus plantas mas el é tipo kordera, isto é, é ta kria rodidjadu na otus plantas ou padja;

    Nhéra ou Nhára sakédu - é um padja selvagem ki tem um tipo spinho sima um kabesa di baka mas só um di kes ladu ki ta fri. Normalmenti ta árdi pa mata ora ke frio;

    Djágui-djágui - é um tipo plante mas di rubera, é ta txiria ou kria grandi y tb é ta risisti a seka. É tem fidju rodondu tipo purguera ou pulga-guiné;

    Pipidu - é um séna(aliás, doença) ki ta kria galinha na garganta, ta strobal kumé midju, normalmenti, kes guentis grandi ki konxel ta tral ku alfineti.

    P.S Kel ki bu difine pa felegósa ou ka ta korrespondi a kel ki nu ta txoma na nha zona, si kalhar "fedegósa" na Fogo ta korresponde a birbidjaka na nha Zona.

    Ntendi undi bu kre txiga mas nada disso, nkria apenas disafia mas é falando(papiandu?) ki nu ta ntendi kumpaheru.

    Mas um disafiu?!

    Kusé k'é Trabasa? Y Angureta?

    Abrasu,

    ResponderEliminar