segunda-feira, 3 de maio de 2010

Crónica Azeda


Das redes sociais às propagandas políticas

Eu também não gosto muito da forma como muitos caboverdeanos se deixam ser envenenados pelas telenovelas, futebol, festas e outras coisas do género. Eu também vi muitas telenovelas em Cabo Verde, - além torcer pelo FCP, faço festas - muitas delas impróprias para a minha idade na altura, coitado de mim por ter nascido la no interior da ilha de Santiago, sem televisão nem informação. Além de chegar tarde à minha aldeia, íamos ver nas casas dos vizinhos as tvs ligados às baterias ou geradores, nas diversas circunstâncias que não vem ao caso do momento.

Depois de ler um texto de Arsénio de Pina no Liberal sobre "bons hábitos e costumes que guentis grandes viveba" entre outros na internet, dei com "erro do intelectual serve para ilustrar a opinião que certa parte das elites ainda tem das redes sociais", veio à mente a "dinassouriedade" que alguns blogueiros reivindicava em relação às redes sociais e a nova forma que os partidos políticos encontrou para fazer campanhas. Cá na nossa praça, parece-me que existe político a apostar fortemente nessas redes sociais para aumentar/ganhar a sua popularidade, acompanhado por um bando de "bons jovens preocupados com os problemas sociais da nossa morabesidade", a orquestrar uma matriz poderosa vendendo a sua propaganda política. Será que estamos perante uma nova forma de ditadura? Ditadura mental?

É isso, é isso! Vamos de blog ao facebook, do hi5 aos jornais propagandistas e tertúlias, não me admirava nada se andasse por aí filmes pornográficos com logótipos dos partidos políticos de Cabo Verde ou um dos políticos como personagem principal, só para poder ter a notoriedade.

Tenho dito!
Imagem

2 comentários:

  1. Quer queiramos, quer não, as redes sociais vieram roubar parte importante da nossa privacidade - o Facebook vende unformações sobre os seus usuários - e o 1984 de George Orwell começa a ser actual...

    ResponderEliminar
  2. Concordo em género, número e grau com o Edson Athayde!

    ResponderEliminar