quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nada vai mudar em 2011


Estaria eu a ser um injusto dizendo as pessoas para votarem num partido x ou y mas ninguém pode ficar de mãos cruzadas perante os factos. Eu não sou um daqueles que fica aqui parado a discutir a ditadura pós independência ou décadas de 90, para mim, estes períodos estão ambos ultrapassados. Reconheço o contributo que tanto o MPD como o PAICV deram para o desenvolvimento de Cabo Verde mas como cidadão independente do sistema partidário, reconheço as falhas que estes dois partidos políticos cometeram face ao desenvolvimento de CV. Apetece-me perguntar a esses dois partidos sobre a sustentabilidade das suas políticas durante os seus mandatos. Para comentarem os seguintes temas: Electra, TACV, saúde, saneamento básico, desemprego, justiça, criminalidade, jornalismo, ambiente etc, enfim, desenvolvimento sustentável.

PAICV não está em condições de continuar à frente de Cabo Verde, por isso não merece o próximo mandato. Digo isso porque o nosso primeiro-ministro, José Maria Neves, e o seu governo andam a vender ilusões, parece que nem eles mesmos têm a noção da gravidade da situação que CV se encontra. Não vejo nenhuma razão para se considerar Cabo Verde como uma “nação vencedora” muito menos considerar CV como um PDM. Cabo Verde real não tem nada a ver com aquele que sai da boca dos fanáticos partidários, dos seus jornais, facebook etc. Farto-me de ver desemprego gritante, preço exagerado dos produtos, baixo rendimento dos funcionários, lixos, apagões e falta de electricidade, exploração e desrespeito da TACV, ministros a mentirem descaradamente e com processos nos tribunais, ministros envolvidos na corrupção etc, é esta a “nação vencedora”?
MPD está preparado para assumir o novo governo? Não sei, de mal para mal é preferível o mal menor, o certo é que MPD deixa muito a desejar na forma como está a fazer a oposição. É inacreditável a passividade da oposição que parece estar morto, critica mas não exige que a justiça seja feita ou que a verdade seja dita, qualquer ministro vem à baila para falar as “suas” verdades sem nenhuma audiência parlamentar. Tudo indica que se houver a mudança de política em 2011, vamos ter a mesma política com ideologias de outros partido, isto é, vamos ter os mesmos problemas com Electra, TACV, saúde, saneamento básico, desemprego, justiça, criminalidade, jornalismo, ambiente etc. Se MPD não está em condições de fazer certas exigências na oposição, dificilmente vão faze-los melhor na situação.
UCID é uma grande incógnita na política em Cabo Verde. UCID podia muito bem lucrar com os eleitores que estão cansados desta falta de visão do MPD e PAICV mas é preciso uma outra e nova visão para tal.
Posso concluir que não é desta que CV vai projectar globalmente, isto é, podemos remediar a situação com a mudança de partido mas a política de insustentabilidade vai continuar.
imagem

2 comentários:

  1. Vai haver um novo governo após as eleições. Começoa a chover, agora neste momento. Chuva,chuva mesmo. Mas acabou de passar!!!foram 10 segundos. Et.

    ResponderEliminar
  2. Caro Et,

    Acho que ouvi os 10s da chuva:P

    mrvadaz

    ResponderEliminar