quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Gilyto: Um prostituta?


(O meu teclado nao tem acentos, estou num cyber)

Parafraseando o Allen Halloween "tu podes dizer o que pensas de qualquer pessoa, sem ofende-la", estou a usar este meu direito(liberdade de expressão, claro!) para dizer o que penso da minha leitura da musica "Sta na moda" em baixo. Eu particularmente não sou um apreciador das musicas plásticas caboverdeanas actual apesar de ser muito jovem, prefiro o Ildo Lobo, Nancy Vieira, Tcheka, Pantera, Tito Paris, Dudu Araujo, Beto Dias entre outras musicas antigas do Kino Cabral, Gil Semedo entre outras musicas de qualidade, contudo, defendo a liberdade e sucessões de produções de novas e novas musicas, a diversidade ajuda a qualidade.

Quando ouvi o "Sta na moda" nem sequer dei atenção a letra porque não e diferente das outras musicas(funana) que fazem na Cova da Moura ou nos CD's do Verão 200n, mas quando vi o videoclip da musica, ai sim, comecei a ter um Déjà Vu dos discursos do actual primeiro-ministro dizendo literalmente "Cabo Verde sta na moda". Sei que existe coincidencias entre outros factores mas mostrar um videoclip com estradas asfaltadas a longas distancias, tunel, soldados a marchar, "ministrus ta trabadja", "paineis solar", "campos fotovoltaicos", "empresarius dja invisti", "studantis dja forma", "Cabo Verde na mundu", "boing de TACV(B. Leza restaurado na Alemanha?)", "guentis ta kori na kalçadon" etc.
Tem alguma diferença com o discurso do José Maria Neves no Jornal Asemana, na sua pagina de Facebook, dos artigos do Carlos Tavares, Napoleão Andrade ou Marzim? Gilyto e um prostituta? Nao me interessa saber isso! Gilyto como artista, tem de ter cuidado com a venda da sua arte, logo, eu como consumidor não sou obrigado a consumir certas ideologias politicas através da musica/publicidade ou marketing, portanto, a publicidade do Gilyto na pagina de Comissão Nacional de Eleições(CNE) deve ser banida imediatamente! Como artista e pessoa, ele tem a liberdade de fazer da sua arte e pessoa o que bem ele entender mas eu como eleitor ou cidadão honesto, não sou obrigado a consumir ideologias politicas através do Gilyto ou da sua arte, nem os restantes cabo-verdianos.

Contudo, nesta musica ele deixa um apelo interessante: "Si tudo faze si funçon, nu ta finka nos bandera".



Creditos:Youtube

6 comentários:

  1. Muzika sta fixi.Ami N gosta txeu.Cabo Verde sta na moda!Gilyto sa ta kanta verdadi.I es tipu di muzika ta anima-m, i ta mostra ma dizenvolvimentu na nos tera e pusivel.Fomenta orgulhu nasional e ka pekadu! Alcides Tavares

    ResponderEliminar
  2. Caro Alcides Tavares,

    Tendo em conta o teu gosto, nao questiono nada mas no que toca ao conteudo do videoclip e os pontos que referi, mantenho a minha posiçao. Com certeza que fomentar o orgulho nacional nao e e nunca foi pecado mas publicidade/marketing politico no contexto que referi, para mim, alem de pecado e crime.

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo
    Infelizmente não conheço muito sobre a música de Cabo Verde, mas gostei dessa,e achei ótimo o vídeo.
    Abração

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Wanderley,

    Esta musica tem o seu que! Video e excelente mas o que me choca e a mensagem por detras dela.

    Abc

    ResponderEliminar
  5. MPD dja perdi, i agô?
    MRVADAZ, iveja é pekadu...
    Tomara bu fazeba pa bu terra o ki Gilyto sata fazi!
    Sucessu dos otus ta ardeu odju né? i ta kemau bu alma?

    Kel musika li é altu dimás pa bu tamanhu, nta intendeu bu ignorancia.

    Abrasu i Juizo jovem!

    Victor Dias

    ResponderEliminar
  6. Que rapaz perspicaz que me saiste. Boa leitura.
    Abraço.

    ResponderEliminar