terça-feira, 7 de dezembro de 2010

WikiPalhaço

Não gosto da expressão "república das bananas" mas detesto saber que temos um primeiro-ministro, além de palhaço, um espantalho. Na primeira divulgação do WikiLeaks, eu sabia que iam fazer de tudo para silenciar o Julian Assange, não tardou saiu uma notícia de um mandado de captura internacional emitido pelas autoridades suecas. Washington condenou, esperneou, vitimou e auto-vitimou, ameaçou com o "risco à segurança de muitas pessoas" mas não conseguiu conter e nem justificar os crimes e sucessões de crimes praticados pelos EUA no planeta.

Quando se soube que Cabo Verde está referenciado nos documentos divulgados pelo WikiLeaks, ou seja, os EUA têm espiões activos em Cabo Verde a seguir directamente as nossas autoridades, o palhaço do primeiro-ministro, José Maria Neves, vem ao público congratular com a espionagem em Cabo Verde. Sem querer ofende os palhaços ou a dignidade do primeiro-ministro, diria que este acto é digno para ser classificado como palhaçada. Devido à nossa situação económica, não devemos embirrar com os EUA mas também não devemos humilhar-nos ao ponto de trocar migalhas pela nossa dignidade.

Que existam mais países autónomos e independentes no mundo como a Rússia, China, Irão ou Correia do Norte no mundo, só assim podemos progredir porque somos todos homens e não existem santos no mundo, portanto, a espionagem deve ser condenada e não tida como uma forma de ter "boas informações sobre Cabo Verde".

3 comentários:

  1. Ousaria dizer que me deixou um pouco espantado o amigo aludir a países como a China, Irão, Coreia do Norte e Russia, como paradigmas de autonomia e independencia, num contexto de espionagem internacional em que parece que os EEUU são os únicos reus...Nem isso, nem deuses pois, nesta matéria, meu amigo, ninguém é inocente: todos se espíam a todos e todos o sabem; a única coisa que os desingue é a motivação e se é que é possivel "espiar pelos melhores motivos" não restam dúvidas que será bem pior "espiar pelas piores razões..."

    ResponderEliminar
  2. Caro Zito,

    Acho que a comunicação aqui não foi boa da minha parte porque, disse "que existam mais países autónomos e independentes no mundo como a Rússia, China, Irão ou Correia do Norte no mundo, só assim podemos progredir porque somos todos homens e não existem santos no mundo, portanto, a espionagem deve ser condenada", isto é, qualquer espionagem deve ser condenada independentemente das razões.

    O quê que é feito se for descoberto um espião russo nos EUA, Correia, China ou Irão? Certamente ele vai ser condenado. Mas o qual a foi da reacção da espionagem em CV? Forma de ter "boas informações sobre Cabo Verde". É isto que condenei!

    Abraço e obrigado pelo feed back;)

    ResponderEliminar
  3. Pois é, amigo, espiar é um péssimo hábito ou, diria mesmo, uma desagradável necessidade...Desde sempre que os paises se espíam mutuamente, numa sub-guerra tácitamente aceite, que tem as suas regras, os seus heróis e os seus mártires. E note-se que a espionagem não é apenas exercida a nivel dos segredos de Estado ou Militares, prolongando-se na Industria, na Banca, na Alta Finança, na Bolsa, enfim, praticamente a todas as actividades que produzam dividendos ou acumulem poder. Hoje, conseguir antecipar qualquer movimentação politico-económica e quáse uma arte, que requere muita informação, muito conhecimento, muito estudo...Isso só se consegue espiando!

    ResponderEliminar