terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Entre o Campo e a Cidade


Entre os dados da estatística e outros indicadores, existe uma pequena parcela social

1) Animados debaixo da sombra da spinhera, com cucas cheias, começaram a beber grogue e a comer caçon, gargalhando como se o mundo acabasse naquela vila maltratada pelo sol. O vento soprava constantemente arrastantando um forte cheiro da maresia juntamente com os redemoinhos de argilas vermelhas que eles snifavam, pois, assim como as cabras, vacas, carneiros e burros, bebem água salobra, comem ervas do campo e mariscos do mar. Todos estão iluminados pela estrela, vão à lenha catar bosta das vacas ou ramos secos das spinheras para cozinhar o milho, ferver batatas ou até fazer uma cabidela.
No fundo, são felizes, para eles a realidade não passa além do comer para não morrer, a não ser que que alguns emigrantes lhes levam algumas novidades que na maioria das vezes são tão arcaicas como as suas evoluções nos países do acolhimento;

2) Aqui a realidade é mais violenta: a) casas amontoadas nas ladeiras como no Safende, Castelão, Ponta d'Água, Castelão, Achada Mato ou Tira Chapéu. Gangues, rixas, pistolas, facas, misérias, vícios, drogas, álcool são comuns a circularem entre as casas susceptíveis a qualquer chuvisco ou vento. A pobreza obriga-os a baixar a qualidade do betão, morar nos caminhos da água, zonas de deslizamento da terra, roubar electricidade e água que muitas vezes é feito com a ajuda dos técnicos das empresas fornecedoras. Circulam sucatas, cães doentes, colmeia de moscas, cheiros de cocó, cabras e vacas. O preço dos produtos é brutal; b) Do outro lado, onde o terreno é bom, tem dono e pertence a uma empresa imobiliária ou outra pessoa qualquer. O preço é de tal forma tão caro que um comum nacional não poderia comprar nem nos sonhos. Falo da Prainha, Cidadela entre outras zonas privilegiadas da Cidade da Praia e não só. Poderíamos oferecer um terreno destes como acto de morabeza? Circulam BMWs, hummers, porches, prados entre outros carros do topo mundial, transportando certas pessoas para as grandes casas confortáveis que se não fosse a ineficiência energética, a realidade seria bem pior.

O que é a morabeza?

Sem comentários:

Enviar um comentário