segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Stupid


Qual é a causa da insuficiência energética em Cabo Verde e consequentemente a ineficiência da Electra S.A?

MPD - Irresponsabilidade da Electra e do PAICV.
PAICV- Sabotagem do MPD na Electra.

A fórmula mágica é: Estupidez = SQRT(MPD x PAICV) que andam a julgar-nos de um cambada de estúpidos e cegos ou deficientes mentais. Ninguém vai ao fundo da questão energética em Cabo Verde para ver que a solução não é acusar outro nem alugar geradores. Ninguém definiu uma estratégia energética que passa por um mix de geradores + vento + sol + mar.

Temos centenas de edifícios na capital que não usam a iluminação e ventilação natural que temos "pa da baka" e preferem fechar entre o betão acendendo lâmpadas e ligar ar condicionados. Pena que muitos vão na cantiga de sabotagem que, para mim, é mesmo que dizer: somos inconpetentes, não sabemos gerir! Não, os caboverdeanos preferem ver tudo do ponto de vista partidária.

Que venha mais apagões e carbonizam todos os electrodomésticos e aparelhos electrónicos desses fanáticos!

13 comentários:

  1. O que se disse é que o MPD prefere fazer oposição com sabotagem, mesmo que para isso o país inteiro fique prejudicado, contanto que ele retire dividendos politicos! Tentar retirar dividendos politicos de um acto como esse é no mínimo tentar manipular a consciencia do povo! Va ao ponto! Nao estamos a falar aqui de problema energetico. Estamos a falar de determinadas formas de se fazer politica em democracia! Condene-a!

    ResponderEliminar
  2. Car@ Anónim@

    Acho que não percebeste o meu raciocínio que é justamente não acreditar na palhaçada tanto do PAICV que anda a acusar MPD de sabotar e MPD que por sua vez acusa PAICV de não dar-nos energia.

    Se assim for, porque não acusar os culpados e responsabilizá-los? Não, o povo quer é ouvir mentiras e não prestar atenção que nenhum deles definiram uma política energética que está em causa porque ganhando um ou outro vamos continuar com a ineficiência energética.

    Meu, se apagões não é um problema energético(sabotado ou não) não sei o que é energia. Ideologias e mentiras baratas do PAICV estou farto e não apoio por mais que o Zemas tente enganar os desatentos que ele não bateu no fundo.
    Também não entro no coro do "mesti muda" quando não vejo propostas concretas.

    É esta a minha forma de ver a democracia, é esta forma de fazer a democracia que condeno!

    ResponderEliminar
  3. Ó MRVADAZ,
    Então apresente lá as soluções para Cabo Verde? Sim, porque sabes mais que o Zemas. O teu discurso é sempre o mesmo, não traz nada de novo.
    Big Drops.

    ResponderEliminar
  4. O MRVADAZ está certo.

    A questão de energia e água não começa e acaba na Electra. É uma questão mais complexa de EFICIENCIA, que passa pela produção, distribuição e consumo.

    Para dar alguns exemplos:
    Ninguém fala sobre a necessidade de adoptarmos tipos de construções mais económicas em termos de energia (a começar pelos materiais e metodologia empregues); ninguém fala sobre a necessidade de utilizar electrodomésticos que consumam menos energia; ninguém fala sobre mecanismos de redução de consumo desnecessários; São medidas PREVENTIVAS que nos pouparão milhões anualmente.

    E o Zemas, por culpa própria, até agora só demonstrou ser um grande FANFARRÃO!

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente amigos, realmente acreditam que houve alguma sabotagem? Sem fundamentalismos partidários, ninguém realmente acredita que os apagões sejam de responsabilidade de indivíduos, mas sim devido aos problemas que vêem causando apagões durante estes anos todos.
    Não é por ser do MpD ou do PAICV que se chega a esta conclusão.
    Mas uma coisa é certa, o partido no poder em momento algum se responsabiliza sobre o que vai mal neste momento, chegando ao cúmulo de sugerir que o alto índice de desemprego nos jovens é culpa dos mesmos. Foi o que a Janira H. Almada disse. Por estas e por outras que não irei dar meu contributo a este partido esta legislatura como tinha feito nos anteriores. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Sou um leitor assíduo de todos os blogues dos autores de Cabo Verde, onde me tem surpreendido pela positiva a qualidade de análise de diversos assuntos no país (mais em alguns do que noutros). Mas o que já reparei nestes blogues é que quando o assunto é politico e sobre lideres dos partidos principais, existe uma "neutralidade" estranha em relação aos posts publicados. É como se tivessem medo de afirmar ou opinar sobre um assunto de forma directa, pois tenho certeza que maioria já tem ideias formadas sobre o desempenho do governo e as alternativas da oposição, quer para bem ou para mal. Mas agora "mandar bocas" igualitáriamente ou elogiar de igual forma os dois maiores partidos no poder que é difícil entender. Talvez tenham medo de alguma multa do CNE?? Alguma represália talvez??.... perharps....

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Big Drops,

    Entendo e respeito a tua opinião, podias notar perfeitamente que não culpei ninguém e que fiz uma proposta que passa justamente pelo evitar o consumo desnecessário, uso da ventilação e iluminação natural, mudança nas estruturas da construção.

    Reparaste ou não? Não queria enveredar este caminho mas o Sócrates(o grego, claro!) disse e bem "só sei que nada sei" e acrescento que não seda nada mas que ninguém ;)

    Thanks pela leitura e volte sempre!

    ResponderEliminar
  8. Caro Daniel Macedo,

    Antes de mais muito obrigado pela visita e volte sempre!

    Como deixei em cima e bem claro, pessoalmente, não acredito no dito sabotagem e estou indignado como muitos políticos pensam convencer(estão mesmo a convencer muitos fanáticos!) as pessoas.

    Quanto a este governo nunca escondi a minha crítica pelos seus maus desempenhos e sempre disse que Cabo Verde da internet não tem nada a ver com Cabo Verde real. Estive lá no verão, tive que acender as velas por mais de uma semana, estranho que ninguém queixou da sabotagem.

    Volto repetir que das ideologias e mentiras baratas do PAICV estou farto e não apoio por mais que o Zemas tente enganar os desatentos que ele não bateu no fundo.

    ResponderEliminar
  9. Sta skritu

    http://www.youtube.com/watch?v=FisdJw1GRbc

    ResponderEliminar
  10. Neste vídeo http://www.rtc.cv/congresso_mpd.wmv o Carlos Veiga, extraído do Jornal da noite na TCV
    reconhece que nos anos 90 o MPD: "abri caminho pa mediocridade, pa demagogia e pa populismo irresponsável". Diz mais: "nu disisti di promové na sociedade ideia di renovação, mérito,", e ainda: "nu dexa di seta diferença".
    Vale a pena rever o próprio Veiga (e não a pouca vergonha da manipulação) a dizer isso tudo. No entanto, ele vem agora dizer que os anos noventa foram anos dourados etc.
    Recordar é viver, sim. Já agora, falou, isso tudo que verão no vídeo, ou não falou???
    Luís Almeida.

    ResponderEliminar
  11. Vídeo bombástico!, no youtube (ao contrário da TCV, aqui o vídeo é completo, ): MPD, HEAVY H e Zé Tomás Veiga em fraude eleitoral, em flagrante! Estes são factos inequívocos de pouca seriedade do MPD!

    Vejam: http://www.youtube.com/watch?v=Z6Wmu3Rnw9s

    Para quê isto, pá? Heavy H, não te estragues, não havia necessidade.

    Bem fizeram os artistas que apoiaram o JMN e o PAICV, gente séria como Corsino Fortes, Mário Lúcio, Arnaldo França, Osvaldo Osório, Filinto Correia e Silva, Antero Simas, Moacyr Rodrigues, Kim e Tó Alves, Jorge Pimba, Zéca e Zézé di Nha Reinalda, Humbertona, Kwame Gamal Mascarenhas Monteiro (filho do ex-presidente António Mascarenhas), Isa Perira, Káká Barbosa, entre outros (no total 94 artistas de Cabo Verde). Podem ver estes artistas e o seu apoio ao JMN aqui:
    http://www.ondamarela.net/paginas/galerias.asp?pasta=11&fotos=12&foto=1
    Um abraço,
    Gabriel Leite.

    ResponderEliminar
  12. As incoerências de Abraão Vicente:
    Politika - Eu não quero voltar aos anos noventa
    … Eu não quero voltar aos anos noventa. Não existem soluções mágicas para o futuro do país.
    Tenho a opinião, contudo, de que o regresso de Carlos Veiga deveria ser acompanhado de uma limpeza ainda mais profunda nas suas hostes. De facto, o MpD não se renovou. Nos últimos anos temos três figuras centrais no partido verde: Jorge Santos, Ulisses Correia Silva e Fernando Elísio Freire. Mesmo o líder que conduziu o partido nas últimas legislativas não é uma figura sólida e transversal.
    Espera-se que José Filomeno se revele no terreno das legislativas e que Eurico Monteiro não apronte das suas (até convém que fique o mais discreto possível). Uma nota por demais evidente no partido é a pouca força das mulheres. Joana Rosa e Janine Lélis prometeram, mas nunca se concretizaram em figuras políticas de peso nacional na sociedade civil. Isaura Gomes foi publicamente desmoralizada e o melhor que tem a fazer é voltar à sociedade civil.

    Mesmo não conhecendo de fundo o partido, a minha impressão é de que pelo menos Carlos Veiga está preparado para o embate com José Maria Neves. Para atiçar esta leitura também posso dizer que, depois de Cidade Velha tenho a ideia de que JMN está incrivelmente renovado apesar dos 10 anos de poder.

    Se me perguntarem: hoje vive-se melhor em Cabo Verde do que em 2001? Digo sim.

    Sendo radical, Veiga terá de ter a coragem de arcar que não tem concorrência interna e que por isso terá de usar de algum maquiavelismo, para não dizer terrorismo, para afastar aqueles tipos que se julgam “o tal”.

    Jornal "A NAÇÃO" 7 de Outubro de 2010, página 10

    ResponderEliminar
  13. Um post muito bom e lúcido, César!
    A CNE está implacável, é sinal que as instituições funcionam. Há alguns tempos de antena feias e sujas. A manipulação é proibida por lei para os tempos de antena e durante a campanha, mas não foi respeitada, e justificou-se com o injustificável, o tal falta de humor. A manipulação é inadmissível. Os partidos devem concentrar nas ideias, nas alternativas e não em caricaturar o adversário. Devemos ser democratas em todos os momentos, e não somente nas etiquetas.
    É inaceitável também levar pessoas para o tempo de antena acusando outros de suborno e fraude, sem se apresentar provas. Então, vivemos ou não num Estado de Direito?
    Há declarações desnecessárias que só atiçam o povão já inebriado nos comícios.
    Há vídeos comprometedores que são justificados no filme, do bom-pa-filme, com o hit "a nôs é família". Quem teve esta ideia genial? Foi para disfarçar a baixaria e a irreparável tragédia? Ka pega não, arranjem lá outra justificação, outra assim… mais convincente.
    Incongruências de candidatos, como o caso de Abraão Vicente, que rasgou elogios a JMN, há três no Jornal A Nação com a rubrica "Polítika – não quero voltar aos anos noventa", afirmando que o Zemas "está incrivelmente renovado", que vivemos melhor que em 2001, mas que agora no tempo de antena do seu partido, não sei porque carga de água, dá o dito pelo não dito. Enfim... brincadeira de mal gosto!? E, olha que o Carnaval nem chegou!
    Precisamos romper com os velhos e maus hábitos.
    Subscrevo-te:" Política é coisa séria". Precisamos discutir projectos para Cabo Verde e não perigar e atrofiar a nossa jovem forma de fazer política cá na terra.
    Há, alguns, candidatos sérios. Outros, porém, não fazem questão nenhuma de primar pela seriedade e de ter fino trato com os adversários. Faltam poucos dias...
    Jorge.

    ResponderEliminar