quinta-feira, 28 de julho de 2011

Presidenciais2011 - Ultimo palpite

Em Cabo Verde os debates nunca esclareceram ninguém e não creio que é desta vez que alguém o fez ao povo, se a cidadania não estivesse na gaveta, não reinasse a regra do "nhas militantes follow me", certamente, Jorge Carlos Fonseca e Aristides Lima ficariam no filtro onde Joaquim Monteiro e Manuel Inocêncio iriam para os esgotos. Também devo salientar que o formato da TCV não permitiu ver o claro vencedor mas permitiu ver quem não está preparado para ser o presidente. Os candidatos pareciam estar a ler uma composição seguindo as grelhas de avaliação dos dois figurantes professores da TCV em que:

a) Jorge Carlos Fonseca, se calhar, por ser professor, habituado a leccionar e conferencias, mostrou muito mais evidências nas suas exposições das ideias principalmente nas áreas jurídicas como o veto, papel do presidente ou colaboração entre as instituições do estado. Estava a nadar na sua praia atacando o Lima directamente, deixando alguns fragmentos para o Inocêncio; Parece com perfil autêntico para o cargo;

b) Aristides Lima à semelhança do candidato apoiado pelo MpD conhecia muito bem a praia da jurisdição mas insiste em ser o que não é: candidato da cidadania. Soube bem contra-atacar o adversário directo mas contra-atacou e matou Inocêncio quando o feriu. Parece ter a consciência do que é um PR e que o exercerá bem caso for eleito.

c) Manuel Inocêncio é seguramente aquele que precisará de um batalhão de assessores e conselheiros para ser um bom PR porque esta de ideia de ajudar o governo a concretizar parece mais o agradar o chefe e não rima muito com os interesses da nação. Saiu bem nas questões da CPLP e livre circulação neste espaço mas PR exige mais e a imagem conta muito.

d) Joaquim Monteiro soube muito bem aproveitar a sua condição de independência partidária e esfregou-a na cara de todos os adversários mostrando que seria o único a tomar posições, se for necessário, sem prestar conta a nenhum partido mas perdeu numa boa parte das questões. Supera Inocêncio em termos da imagem mas isso não chega para PR.
Imagem: ForCV

Sem comentários:

Enviar um comentário