quinta-feira, 8 de setembro de 2011

8 de Set

Hoje é dia 8 de Setembro de 2011, para quem não sabe, na antiga Capitania do Norte, hoje Baía de Nossa Senhora da Luz, comemora-se a festa da santa padroeira com o mesmo nome. Uma festa que não tem igual em Cabo Verde e que com o tempo está a perder o seu brilho juntamente com o monumento histórico deixado à mercê pela Câmara Municipal de São Domingos e Governo de Cabo Verde.

Podia estar aqui a mandar umas bocas mas quero apenas deixar o meu testemunho cristão. Ai que saudade das adrenalinas de passar à noite ao som dos foguetes, músicas, "djatos", dos cães a ladrarem e das visitas atormentadas por não ter onde dormir! Ai que saudades de ir ao procissão, comprar doces, "tra letrato", das "bordolegas", cabidelas, cachupa com tripa!

Porra, ai que saudade do Bau, Chan, Lú, Dilma, Ti, Misse, Mamo, Sugunda, Papá, Nito, Nalda, Da Luz, Pala, Rosa, Hugo, Adi, Sani, Chando, Tróia..., enfim a aldeia toda!

Diabo nhó!, undi sta kes dufuntus sima Mimoso, Yaiai, Nhamá, Manelinho, Nené Carlos, Tota, Puxim, Armando, Titi, Pidjo y otus k sta interadu na simitére de Tchada Lama?

Porra, queria era estar em Baía neste momento!

4 comentários:

  1. Alô, meu caro,

    Obrigado pelo lembrete! Vou ver ainda dá para dar um pulo lá hoje à tarde. Conheço bem Baía de Nossa Senhora da Luz, tenho lá vários amigos (o Felismino, o Moisés, a Mimina, o Sr. Manuel da Luz...), costumo ir lá sempre tomar um "santcho ku cabelo" com a malta ou então passar deliciosos dias de Cinza. Subscrevo, pois, esta tua saudade...

    Um abraço daqui das ilhas,

    ResponderEliminar
  2. Alô Paulino,

    Estamos em sintonia neste sentido, vá lá esta tarde e dá um abraço ao Da Luz(Manuel da Luz)visto que ele faz ano hoje! Ano passado estive com ele, depois de um "santcho ku cabelo", fui pescar com o Bau e Felismino.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Diaxi-nho farti textu sabi. Ta fazi lembra quel funana di kino cabral Abraço Mr.Vadaz

    ResponderEliminar
  4. Jorge,

    Thanks pa dika;)

    Kel grandi abraço!

    ResponderEliminar