segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lusofonia, alternativa?

Penso que, embora poucos, existe alguém que olha a Lusofonia como uma alternativa quer de um lado quer do outro. Sei que é difícil até porque ninguém quer relacionar cordialmente com aqueles que se acha ser culturalmente inferior. É assim que vejo e encaro as relações dentro do que chamamos de CPLP, PALOP ou a Lusofonia.

Deacordo com este post, também sei que houve quem propos a criação de um "Ministério para a Lusofonia em Portugal" mas também sei o quanto é "mais importante o que se passa em Kiev do que o que se passa em Luanda, é mais importante o que se passa em Bruxelas do que o que se passa na Cidade da Praia, é mais importante o que se passa em Tripoli do que o que se passa em Díli".

Sim, a Lusofonia mete medo a muitos políticos portugueses e não só. Este conceito só será benéfico com muito trabalho político, social e cultural, caso contrário, continuamos a plantar e colher bluf!

6 comentários:

  1. Amigo, eu acrescentaria que também seria necessário acabar com certa "fobias" mais ou menos nacionalistas que misturam alhos com bugalhos e o refogado sai uma merda...

    ResponderEliminar
  2. Pois é meu caro Zito,

    É necessário mesmo! Eu já manifestei por diversas vezes que me considero um cidadão do mundo e abomino certo patriotismo e nacionalismo.

    Gostaria de ver um dia todos os nossos irmãos da CPLP a viver em harmonia e circular livremente dentro dessa comunidade. Temos que começar a trabalhar nisso já!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Se tivessimos a fonte negra d'Angola ou horizonte verde do Brasil, sim nao era preciso da fila Indiana!

    ManuMoreno.
    Kel abxom!

    ResponderEliminar
  4. Olá Manu,

    Bem-vindo ao meu cantinho. É de facto é assim e infelizmente o mundo funciona assim ;)

    ResponderEliminar
  5. Existe um grande preconceito enraizado na sociedade Portuguesa que, a meu ver infelizmente, impede que se veja a Lusofonia como uma alternativa válida e viável e a Europa (mais rigorosamente União Europeia) tal como ela é neste momento um fracasso! Mas, aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos. Eu cá estou para dar o meu humilde contributo sempre que necessário e possível.

    ResponderEliminar
  6. Olá Décio Carvalho,

    Antes de mais, wellcome e thanks pa comments! Espero poder dar o meu contributo também mas parece difícil porque a atenção está virada para outros lugares.

    Abraço,

    ResponderEliminar