quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Nossos Tempos

Os portugueses e, pelo menos mais um cabo-verdiano, têm toda a razão de acreditar cada vez menos na democracia como o melhor sistema para governar. Sei que virá aqui alguns utópicos, defendendo aquela democracia ideal que nunca nenhum país conheceu, pedir-me para apontar um outro sistema que substituisse a democracia. Enquanto isso os governantes e outros que detêm o poder continuam a cagar naqueles que lutam no dia-a-dia e que, de alguma forma, contribuem para o crescimento económico, social e cultural.

Com representantes como estes, os trabalhadores não precisam de mais nada, só falta chegar umas naus ou caravelas para levá-los ao mercado de venda. É o regresso da escravatura nua e crua, se bem que duvido se um dia ela foi abolida. Este postal é um pequeno sinal do que se passa na sociedade lusa mas o que importa aqui é agradar a troika. Isso vai dar merda!

Não quero que alguém me veja como um opositor do PAICV e as suas políticas mas os cabo-verdianos desgraçadamente estão condenados a ter dois governos de dois partidos, supostamente, ideologicamente diferentes mas que cometem exactamente os mesmos erros. Espero que esses universitários não caiam no ciclo vicioso e sistemático que nos assola quando chegar a hora deles decidirem. Muitos dos actuais membros do nosso parlamento e governo foram bolseiros e fodidos pelo governo do MpD.

Às vezes dá-me vontade de dizer que somos um povo mesquinho mas ainda tenho a esperança de unirmos um dia à volta de um problema comum. Aqui quando um ou dois comem, acham-se no direito de defender que todos estão fartos, portanto, lá do alto defendem: não reclamem de barrigas cheias!

A justiça em Cabo Verde é o espelho da sociedade que temos. Aqui não sabemos quem é o cidadão, partido, direito, deveres, justiças, injustiças e outras..., enfim, aqui tudo é motivo para politiquices.

6 comentários:

  1. Nem mais Carvalho. Tudo dito. Já ouvi alguem dizer que este é o ano da mundaça ou estaremos todos condenados.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Não podemos, nem devemos, culpar a democracia pelos erros dos que dizem actuar em seu nome! E nós - todos nós - é que temos a culpa de serem eles a decidir, pois assim o deerminamos, com o nosso voto...Somos como os carneiros, sempre dispostos s seguir o seu pastor!

    ResponderEliminar
  3. Jorge,

    Eu estou condenado há muito mas muito tempo ago! Será que é desta que vou dar aquele esticão. O Zito disse que devo resistir e ter direito à palavra ;)

    Kel abraço,

    ResponderEliminar
  4. Zito,

    Dou mãos à palmatória! É que não resisto quando sou maltratado pornograficamente em nome da democracia.

    Sei que tenho e temos a culpa mas não sei qual é a solução quando as regras ditas democráticas me permite esperar pela maioria. Acredita que sem querer, sinto e faço a parte do rebanho ;)

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. "dois governos de dois partidos, supostamente, ideologicamente diferentes", Pelo menos ainda acreditas na ideologia. Eu nem por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Rui!,

      É que quando vejo o que no fundo separa os dois partidos, constato o seguinte: PAIGC/CV e os respectivos descontentes.

      É claro que existe a UCID que quer viver com os seu 2 deputados 4ever.

      Bem-vindo e abraço ;)

      Eliminar