terça-feira, 19 de junho de 2012

Autárquicas: Um olhar desconfiado

Todos sabemos o que é uma campanha para as eleições, seja ela qual for, é tudo a mesma merda, diria um portuense. Sei bem o que é: beijinhos aqui, promessas acolá, comidas, bebidas, t-shirt, gritarias e, é claro!, "viva o partido".

Particularmente gosto da campanha. Não da poluição sonora, violências e idiotices mas da forma eficiente com que os partidos políticos conseguem arrastar a multidão e levá-lo à euforia. Muito interessante!

Tendo em conta as ondas(amarelas e vermelhas) que estão a invadir os bairros do país, nos mares onde os políticos nunca  navegam no seu dia-a-dia(com raríssimas excepções nessas ocasiões), lembrei-me de um episódio do desenho animado, Pinky and the Brain, em que eles expulsam os humanos da terra através de um anúncio de oferta de t-shit num outro planeta. Realmente funciona!

Vendo um pouco para as listas(Franklin Tavares e Mário Lima) que vão concorrer para a Câmara Municipal de São Domingos, lembrei-me do Drunfos de Allen Halloween: "eu vi os meus amigos todos a bazar// eu acho que fui único que ficou por cá". Boa sorte malta!, ainda tenho as três escolhas: "kova, kuzu ou kasar".

A partir de uma leitura diagonal, digo o seguinte:´

Franklin Tavares: a)positivo: detalhou tudo o que pretende fazer em São Domingos em cada uma das aldeias; b)negativo: não consultou os munícipes e pretente dar continuidade ao trabalho feito pelo anterior presidente, levando com ele os mesmos vícios - nada diferente, muito menos de novo!

Mário Lima: a)positivo: na sua própria palavra, pretende fazer uma "presidência aberta", próxima e em  "diálogo permanente com as forças vivas do município"; b)negativo: um programa muito abstracto, sem um plano de acção concreta nas localidades - muito pouco para um município bastião do MpD!

Depois, se eu tiver pachorra, vou cortar aos bocados cada um dos programas desses candidatos.

Sem comentários:

Enviar um comentário