sábado, 7 de julho de 2012

Lista dos Nomes

Já que o Lumumba Hamilcar Shabaka pôs o dedo na ferida, vou dizer a minha sentença num caso que há muito tempo me está entalado na garganta: o nome. 

Cá comigo, principalmente em Portugal e Cabo Verde que muitas vezes limitam os nomes da criança na chamada "List of Names", existe um grande absurdo nos nomes impostos às crianças e desprovido de qualquer significado. Há muito que consultei a chamada Lista dos Nomes e cheguei a uma simples conclusão: nomes portugueses praticamente não existem! Existem, sim, dezenas de centenas de nomes que os Hebreus, Árabes, Gregos, Ingleses etc usaram há milhares de anos e nós(incluo os Portugueses e Cabo-verdianos) simplesmente os adoptámos, muitas vezes, sem qualquer reflexão. Por exemplo, nomes como Maria, João, Pedro, Tiago, Paulo e por aí fora não são portugueses e muito menos cabo-verdianos.

Com isso não quero dizer que sou contra adopção desses nomes mas que sou totalmente contra as imposições da Lista dos Nomes. Para mim, o nome é, acima de tudo, o significado e identidade. Tenho muitos amigos, inclusive uma irmã, que não gostam dos seus nomes. Que fazer neste caso? Sugiro a mudança custo o que custar. Felizmente, eu não ato nem desato em relação ao meu nome, é como aquela coisa de dizer: deixa estar, tanto faz! Percebo a frustração de quem detesta o seu nome. 

Observação: O caso de Lumumba Hamilcar Shabaka tem tudo o que se resume numa única palavra: ignorância. As minhas solidariedades!

7 comentários:

  1. Lumumba não é nome que, de boa fé, se dê a ninguem...Amilcar, o mais antigo que encontrei foi o Corda, que conquistou a Hispania mas foi corrido pelos Lusitanos...Não tinha o H inicial que não sei a que atribuir...Finalmente Shabaka cheira a Guerra das Estrelas e planetas para alem do Sistema Solar...Fica um nome estranhíssimo que nos faz tremer de receio do original...Só que o nosso arquitecto-historiador tem direito aos nomes que entende, quer a gente goste ou não: o enterro será. sempre, dele!
    E, já agora Mrvadaz, nomes são nomes de que a gente gosta ou não, seja qual for a sua origem, o seu significado, a sua história...E, quem não gosta...muda mas, por favor, para Lumumba, não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está Zito!

      Eu, por exemplo, não aceitaria o Lumumba, nem Hamilcar e muito menos o Shabaka como o meu nome mas apoio incondicionalmente o nosso historiador.

      Eu só não gosto de tal "Lista de Nomes" nem da sua imposição por ser um nome português ou não. Isso sim, irrita-me!

      Abraço,

      Eliminar
  2. Um nome é sempre uma imposição. A "Lista"(no meu tempo dizia-se "Onomástica") impõe uma escolha, mas quem impõe o nome são os pais, um deles, ou ambos! Ou os avós!Ou vizinhos metediços, eu sei lá! Não fui tido nem achado para a escolha do meu, ninguém me consultou apresentando nomes alternativos ao imposto. Se gosto dele? Hum... não sei. Estou "habituado" a ele, com "ele" me identifico, eu e o meu nome aturamo-nos, que remédio! Também, nesta altura do campeonato, é igual, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo D. Ramos mas não é 4ever!

      Eu também estou habituado ao meu, acho que os meus pais acertaram :P

      Eliminar
  3. Caro Sr. Zito pensei o mesmo. Shabaka parece ser uma variação de Chewbacca! Freud saberia explicar o possivel lapsus calami. Gato Esteves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, aí está! Lembraria a poucos, aplicar o nome de Esteves a um gato...De resto, a gente chama aos gatos, aos cães, aos camaleões, cágados e outros domésicos os nomes mais bizarros porque, simplesmente, eles não conseguem reclamar e até acabam por responder aos chamados...É um rótulo que nós, como as garrafas, temos preguiça de descolar...Cumprimentos ao outro "cat", ao Stevens...
      Zito Azevedo

      Eliminar
    2. Gato Esteves,

      Não sei se o Freud entra aqui mas...

      Eliminar