segunda-feira, 2 de julho de 2012

Violência Sobre os Bens - TMN

Sou cliente fiel da TMN desde que cheguei a Portugal e masoquistamente, provavelmente, continuarei a sê-lo, não por falta de opções de escolha mas sim porque 99% dos meus contactos pertencem àquela companhia, o que me dá a óbvia vantagem.

Ultimamente tenho notado uma tremenda carga de violência que a TMN, entre outras companhias, exerce sobre os bens do seu cliente. É lógico que me refiro ao telemóvel e ao saldo.

Passo a explicar:

Há dois anos, comprei um telemóvel Nokia E71(imagem), pelos vistos 3G e com as funções xpto. Ao fim de 6 meses de utilização, notei que cerca de 85% dos benefícios não me pertenciam mas sim à TMN. Ora vejamos:

a) apesar de ter o Wi-fi, todas as opções que requerem o uso da internet possuem uma pré-configuração protegida com a "TMN internet" que, muitas vezes, implica à escolha automática e um gasto desnecessário do saldo. Por exemplo, quando ligo o GPS, tenho que estar atento a net porque se falhar, o telemóvel escolhe automaticamente a "TMN internet" e um gasto automático de cerca de 1€. Pior é que a gestão de ligações não permite eliminar a "TMN internet";

b) que ligar à linha 1696 custa 0,20€, muitas vezes para corrigir as borradas deles, não é nenhuma 
novidade;

c) que carregamento mínimo agora é de 5€, todo mundo já sabe mas o mais caricato é que o Multibanco só aceita efectuar um carregamento apartir dos 7,5€ e se carregares os 5€ num Balcão da TMN, fazem uma cobrança de 0,20€ idem aspas para um Payshop que por sua vez cobra, salvo erro, 0,30€.


Perante estes desmandos e violência  sobre os meus bens, estou a ponderar o uso dos telemóveis. Alguma vez sentiste os teus bem violados? O quê nós(clientes) devemos fazer para contornar a situação? 

4 comentários:

  1. Eu reclamava à Empresa, nos mesmos termos em que aqui o faz, quiçá com cópia à entidade reguladora, salvo erro, a ENACOM...Por vezes, ou quáse sempre, as empresas tiram proveito do estatuto de hegemonia de que gozam para ganhar mais alguns cobres. Convém, por isso, que os utentes lhes mostrem que estão atentos às manobras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pensei na devida queixa, só que as coisas a aqui são tratadas com uma incrível rapidez que poderia esperar a vida toda.

      Vou ver o posso fazer.

      Eliminar
  2. TMN e outros, são todos a mesma m****, por isso toma controlo do _teu_ terminal:

    http://discussions.nokia.com/t5/Software-Updates/E71-firmware-update-for-dummies/td-p/416572

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks anónimo!

      Assim como o Nokia PC Suite, instalei o Ovi Suite em tempos idos. Hoje, apesar do X-Plore onde tenho acesso aos discos do telemóvel, não tenho os resultados pretendidos.

      Abraço

      Eliminar