segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Pescador de pedra II

Ningém imaginava que na pedra podia-se pegar tantos peixes. Muito esfomeado e com muita cede, o João começou a tirar lodos dos bodiões. Estava cansado de tanto escamar os peixes.

Na lagoa, os manels caradjo, lagostins e pequenos camarões aproveitavam as tripas, o sangue e os pequenos pedaços de fígados para se alimentarem. Um enoreme manel caradjo, acinzentado como a maioria dos outros, saiu de um buraco da rocha e, no meio da confusão com os outros, roubou um enorme fígado que estava ao lado na lagoa. Esse fígado, a sua mulher, Nanda, ia fritar para dar ao filho mais novo para comer com arroz. O João nem ligou muito a isso porque ele tinha uma quantidade enorme de outros fígado em que a Nanda podia fritar, guardar e dar à sua vizinha, Sabo de Djirgole, que também tinha um filho muito novo.

Ele mandou recado à Nanda com a Preta de Nandinha que estava a apanhar areia para vender ao Mariona e outros condutores de camiões que compravam a candonga para venderem às empresas construtoras de blocos na Praia. Disseram que o Governo de Cabo Verde proibiu a apanha da areia nas praias de Praia Baixo, Achada Baleia, Baía e Moia-Moia mas as pessoas têm que revirar a vida. Em Achada Baleia estava montada uma tenda com as tropas que prendiam carros e baldes das mulheres. Às vezes eles ladrilhavam os montes de areias ou prendiam as mulheres. Um dia, Agostinha torceu o tornozelo ao correr para fugir deles. A Preta de Nandinha ia a casa almoçar para voltar novamente porque juntar uma carada de areia não é nenhuma brincadeira. 

Ao chegar, Nanda ajudou-lhe a tirar os últimos lodos dos bodiões e escamou um grupo de djalonga que restava. Ao todo conseguiram encher duas banheiras de peixes e sobrou ainda mais uma pequena quantidade que encheu o balde de isca. Tendo a carga pronta, o João começou a cantarolar com assobios. Era uma música estranha, apesar do cansaço e uma certa melancolia dos assobios, mas mostrava uma grande satisfação.

                                                                                                     Continua...

Dedicação: aos amigos, leitores e seguidores do mrvadaz, os meus votos de um bom final de 2012 e óptimas entradas no ano 2013!; que ele seja de muitas e boas realizações :)

Sem comentários:

Enviar um comentário