quarta-feira, 10 de abril de 2013

Michel Montrond - Nha palpite


Depois de ganhar a categoria "Musica do" Ano no CVMA e de ler um comentário no Facebook dizendo que tem uma letra "profunda", a música Mi So Ki Fika Li do Michel Montrond mereceu umas dezenas de escutas, e a propósito disto, reitero uma das antigas reivindicações cabo-verdiana: precisamos urgentemente de um critico musical! Não de mandadores de boca como eu.

Digo isso porque, ao contrário do que acontece com o Zé Espanhol, Kidy e companhia que nem ouso perder o meu tempo a escutá-los, gosto muito do Montrond e, portanto, como um fã dele, acho que devo dizer a minha justiça acerca dessa musica:

 a) uma espécie do Ai Se Eu Te Pego, Baby e Já Bo Kre Mas*, respectivamente, do Michel Teló, Justin Bieber e Denis  Graça. Já tentaram contar quantas vezes o Michel Montrond repete "djes ka ba ba" nessa faixa? Um bom exercício! mas garanto-vos que vão ultrapassar três dezenas.

 b) um hit com muita pouca poesia e hiperbolicamente repetitivo! Uma injustiça para um álbum que tem muito mais para oferecer, inclusive para a faixa que o empresta o titulo e a faixa Terra-l. É de ressalvar que essa mesma música e o restante CD tem bons arranjos.

 c) não confundamos a popularidade com a profundidade, sem querer abusar nas comparações, tendo em conta o concurso Strela Pop em que o Éder venceu com a mesma musica, isso faz-me lembrar a Linda Menina do Fefa Clarinda, na altura, várias semanas no 1º lugar do Cabo Top (?) - uma espécie de terapia colectiva dos berdianos, portanto, (com aquele sotaque do Fogo bem afinado) "UAH MAMA DJES KA BA BAI!" Pena não se consegue escrever áudio no blog!

 d) menos importante: eu esperava mais deste trabalho do Michel mas ele não me decepcionou; é preciso dizer que o Pa Pobre Ki bo é, creio a única morna propriamente dita do CD, é fantástico, mostra o casamento do Michel com a ilha do Fogo mas numa outra dimensão: nem a morte vai lhes separar!
[Imagem]; * Análise do Dai Varela.

Sem comentários:

Enviar um comentário